Putin e Assad se encontram no Kremlin e discutem escalada da situação no Oriente Médio (VÍDEO)


Assad disse a Putin que Rússia e Síria passaram por testes difíceis nas últimas décadas.

“Considerando todos os eventos que estão acontecendo hoje no mundo e na região da Eurásia como um todo, nossa reunião de hoje [24] parece muito importante para discutir todos os detalhes do desenvolvimento desses eventos, para discutir possíveis perspectivas e cenários”, afirmou o presidente sírio.

Por sua vez, Putin propôs discutir a situação no Oriente Médio, a qual tende a piorar, lembrando que isso também se aplica à Síria.
“Estou muito interessado em sua opinião sobre como a situação na região como um todo está se desenvolvendo. Infelizmente, há uma tendência à escalada, podemos ver isso. Isso se aplica diretamente à Síria”, afirmou o presidente russo.
Assad acrescentou que a reunião coincide com o aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Damasco e Moscou.
“Nas últimas décadas, nossos países passaram por provações difíceis. Essas décadas testemunharam processos complexos de transformação dentro de nossos países. No entanto, ao longo de todas as décadas, as relações se mantiveram em um nível de confiança e isso é um indicador da maturidade de nossos povos”, afirmou o líder.
Em reposta, Putin declarou que estava “muito feliz em vê-lo. Temos a oportunidade de falar sobre todo o complexo de nossas relações”.
O encontro entre as duas lideranças — o primeiro desde março de 2023 — acontece depois que o presidente turco Recep Tayyip Erdogan sinalizou a possibilidade de uma reunião para discutir a normalização dos laços entre Turquia e Síria.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fala durante uma declaração conjunta à mídia em Bagdá, em 22 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2024

No entanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não confirmou se um possível encontro entre Putin, Erdogan e Assad foi discutido em conversas privadas: “A situação na região foi discutida em um contexto amplo”, disse Peskov nesta quinta-feira (25).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Agora vai? PSDB nacional oficializa Candidatura de Datena à Prefeitura de São Paulo
Próxima Novidades no WhatsApp: destaque para seus contatos mais importantes