Putin chama usina nuclear Akkuyu de projeto mais importante entre Rússia e Turquia


Durante a cerimônia, Putin também observou que a Rússia está pronta para ajudar a Turquia com materiais para reconstrução após o terremoto, bem como “fará todo o possível para atender às necessidades” de Ancara em gás natural.

Além disso, o presidente russo salientou o papel importante do seu homólogo turco: “Se não houvesse um presidente como Erdogan, seria difícil falar sobre o sucesso”.

Por sua vez, o presidente turco declarou que a usina nuclear Akkuyu vai economizar US$ 1,5 bilhão (R$ 7,52 bilhões) por ano em importações de gás da Turquia. Além disso, Erdogan disse que todas as unidades geradoras da usina nuclear serão colocadas em operação até 2028.
Durante a cerimônia, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan declarou que a Turquia se junta ao clube dos países com energia nuclear, embora com um atraso de 60 anos.

“Com a entrega de combustível nuclear para nossa usina por via aérea e marítima, Akkuyu adquiriu o status de instalação nuclear […] Com [a usina nuclear] Akkuyu, tornamos nosso país parte desse desenvolvimento. Nosso país, embora ao fim de 60 anos, se junta ao clube das potências nucleares do mundo“, disse Erdogan durante seu discurso.

Rússia e Turquia registraram oficialmente a entrega de combustível nuclear à unidade geradora de energia Nº 1 da usina nuclear Akkuyu, a Rosatom entregou ao Ministério da Energia da Turquia o respectivo certificado.
A usina nuclear Akkuyu é a primeira instalação deste tipo na Turquia. Consiste de quatro unidades geradoras de potência equipadas com reatores russos VVER-1200 — um acrônimo para Reator Russo de Energia Água-Água — de uma nova geração 3+ com indicadores técnicos e econômicos aprimorados, atendendo aos mais rigorosos padrões de segurança, vai ter potência de 1.200 MW e sua capacidade total de 4.800 MW. A primeira delas está planejado para ser lançada em 2024, a última até 2028.
Espera-se que a usina produza cerca de 35 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade por ano e cubra até 10% das necessidades de energia elétrica da Turquia.
Vladimir Putin e seu homólogo Recep Tayyip Erdogan participam na cerimônia em formato de videoconferência. Esta é primeira aparição do presidente turco em público após a indisposição que ele sentiu durante uma entrevista a canais de TV locais.
Construção da usina nuclear de Akkuyu na Turquia - Sputnik Brasil, 1920, 25.04.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Congresso mantém veto ao reajuste automático do piso da enfermagem
Próxima Após se manter estável em março, IGP-M ‘tomba’ 0,95% este mês