Protesto indígena termina em emoção: Edelo Ferrari é recebido como “irmão” e “Cacique Branco”


Da Redação

Representantes das quatro etnias indígenas de Brasnorte — Rikbatsa, Manoki, Myky e Enawenê-Nawê — realizaram uma manifestação pacífica na tarde desta sexta-feira em frente ao Fórum da cidade, em protesto contra a decisão do juiz eleitoral Romeu Cunha, que cassou o mandato do prefeito Edelo Ferrari sob a acusação de compra de votos nas comunidades indígenas.

Durante o ato, os líderes indígenas contestaram veementemente a alegação de que teriam recebido benefícios em troca de votos. Com cartazes em mãos, eles reforçaram que não vendem seus votos, que exercem a cidadania com dignidade e que exigem respeito à democracia e ao direito de escolha garantido pela Constituição.

Os manifestantes declararam ainda que só encerrariam o protesto com a presença do próprio prefeito Edelo Ferrari. O pedido foi atendido, e Edelo compareceu ao local para dialogar com os indígenas. Em um momento simbólico e carregado de emoção, as lideranças o receberam com cantos e palavras de respeito, chamando-o de “Cacique Branco do Coração”.

Diante da multidão, o prefeito agradeceu o apoio, se referiu aos indígenas como “irmãos” e enfatizou seu compromisso com todas as comunidades de Brasnorte. Com a presença de Edelo e a mensagem de união reforçada por ambas as partes, os manifestantes deram fim ao ato de forma pacífica, reforçando a luta por respeito, justiça e participação igualitária no processo democrático.

Fonte: abroncapopular

Anteriores Rio mobiliza 17 mil agentes para segurança na Cúpula do BRICS
Próxima Parada Legal chega em Sorriso com oferta de saúde e segurança para caminhoneiros da BR-163