Projetos promovem o estímulo à leitura


Os participantes do Café Literário, ação do projeto de extensão Brincar e Viver em Comunidade vinculado ao COMUNI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Social Comunitária, e do Grupo de Leitura e Estudos de Discentes (GLED), projeto de extensão vinculado à Liga Acadêmica de Psicanálise, realizaram este mês o Sebo do Saruê Literário. A atividade aconteceu no saguão do Instituto de Linguagens da UFMT, Câmpus de Cuiabá. Na ação foram vendidos aproximadamente 200 livros por preços acessíveis.

Dentre os docentes responsáveis estão Gislayne Cristina Figueiredo, Amailson Sandro de Barros e Henrique de Oliveira Lee, do Departamento de Psicologia da Universidade. Os livros vendidos no sebo foram doações de alunos e professores.

Segundo a discente Samyra Kelly Ribeiro Arruda, o objetivo do sebo, que foi aberto à comunidade externa, foi “vender livros usados a preços acessíveis, promover a leitura e fortalecer a comunidade de leitores, ao mesmo tempo em que contribuiu para a reciclagem de livros e incentivou a formação de novos leitores”.

De acordo com a discente Julia da Silva Cuiabano, uma das organizadoras do projeto, “o Café Literário visa promover a saúde mental através da leitura, além de incentivar a leitura não-acadêmica e construir um ambiente de pertencimento social”, e as reuniões acontecem quinzenalmente nas segundas-feiras, das 16h30 às 18h30. Já o GLED tem o objetivo de promover discussões entre discentes a respeito de leituras acadêmicas com o enfoque psicanalítico, e os encontros ocorrem quinzenalmente, nas terças-feiras, das 18h30 às 20h30.

O Sebo do Saruê Literário contou também com bingo, com a premiação de edições especiais de livros com um valor elevado no mercado, e a realização de uma feirinha culinária. Com a continuidade dos projetos de extensão, novas edições estão sendo pensadas para o próximo ano.

Fonte: ufmt

Anteriores Obras de pavimentação estão em fase de conclusão no distrito do Naboreiro
Próxima Aprovada retomada de obras em educação e saúde e texto vai à sanção