Projeto “Você Quer Ver Escuta” traz vídeos com audiodescrição de deputados para a TVAL


Já estão disponíveis os materiais do projeto da TV Assembleia (TVAL) “Você Quer Ver Escuta”, com audiodescrição de deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Nos vídeos, de curta duração, parlamentares falam sobre as próprias características físicas (como altura, cor dos olhos e do cabelo) e também contam um pouco da atuação política que fazem. Trata-se de uma forma de acessibilidade, voltada para a população cega e com baixa visão. 

Os clipes estão na internet, na aba de shorts da página da TV Assembleia no Youtube, e também estão sendo veiculados na programação da emissora do legislativo, em formatos diferentes pensados para cada um dos dois canais. Mudam, por exemplo, o enquadramento e o texto falado pelo deputado ou deputada. 

A iniciativa foi idealizada pela servidora Vivianne Marques, responsável pela produção, direção e edição do material.  “A audiodescrição permite não só que a pessoa cega ou com baixa visão saiba a fisionomia do parlamentar, mas também o estilo, um pouco da personalidade”, explica. Ela conta ainda que teve a ideia do projeto após a produção de uma matéria pela TV Assembleia sobre um projeto de lei aprovado pela Casa que trata de audiodescrição em eventos culturais. “Fiquei pensando como pessoas que não enxergam assistem à televisão”, revela.

A realização do projeto envolveu servidores da TV e da Rádio Assembleia, que atuaram nas gravações, produção da vinheta e na formatação do material. Ainda foi usada uma apostila disponibilizada pela Câmara dos Deputados chamada “Guia Orientador para Acessibilidade de Produções Audiovisuais”. “De um ano e pouco para cá, a gente vem fortalecendo essa acessibilidade aos telespectadores, com closed caption, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e agora estamos crescendo com esse trabalho inédito da audiodescrição dos deputados”, ressalta o superintendente da TV Assembleia, Jaime Neto.

Pelo levantamento feito por Vivianne Marques, esta é a primeira vez que um trabalho de audiodescrição é feito de forma institucional em assembleia legislativas. “É muito importante que a população tenha mais essa perspectiva de quem é aquele deputado, aquele parlamentar”, conclui a servidora. Além da veiculação nos canais da TV, o projeto será aproveitado pela Rádio Assembleia com inclusão ao longo da programação diária. Até o momento, 19 parlamentares gravaram vídeo com audiodescrição, sendo 16 titulares e três suplentes.

Fonte: al.mt.gov

Anteriores Instagram é condenado a indenizar em R$4 mil usuária vítima de invasão de Hackers em sua conta
Próxima Audiência pública discute projeto que quer proibir empresas de usarem garrafões exclusivos de água