A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou na segunda – feira (21.07), o projeto “Sonhos que Voam Alto”, uma iniciativa desenvolvida pelos serviços do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em alusão ao Combate do Trabalho Infantil.
Com o intuito de promover uma tarde lúdica e de conscientização, a ação reuniu crianças e famílias atendidas pelos serviços socioassistenciais, reforçando a importância da proteção da infância. Entre as atividades, destacou-se a oficina de pipas, que promoveu a construção e a decoração de suas próprias criações.
Durante a oficina, além do momento de recreação, as crianças participaram de conversas orientativas sobre seus direitos, a valorização da infância e os perigos do trabalho precoce. A proposta foi mostrar, de forma leve e educativa, que a infância deve ser vivida com dignidade, alegria e proteção.
As equipes técnicas conduziram a atividade, promovendo também reflexões com os responsáveis sobre a importância do acompanhamento familiar, da educação e do acesso às políticas públicas de proteção social.
O prefeito Chico Mendes, ressaltou o papel fundamental das ações de conscientização no combate ao trabalho infantil.
“Quando investimos na infância, estamos investindo em um futuro melhor para todos. Nosso compromisso é fortalecer cada vez mais as políticas públicas que protegem nossas crianças, assegurando que elas tenham acesso à educação, ao lazer e a uma infância plena.”
A Secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Jaqueline Mendes, destacou a importância do projeto.
“O projeto ‘Sonhos que Voam Alto’ representa nosso compromisso com uma infância segura e feliz. Cada pipa no céu simboliza um sonho livre, longe do trabalho infantil e mais perto das oportunidades que nossas crianças merecem”.
O PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – é uma política pública que tem como objetivo principal retirar crianças e adolescentes de situações de trabalho precoce, garantindo a eles o direito à infância, à educação e ao convívio familiar e comunitário.
Por meio de ações articuladas entre a rede de proteção social, como CRAS e CREAS, o programa desenvolve atividades socioeducativas, orientações às famílias e incentiva a permanência das crianças na escola, promovendo uma vida digna e protegida.
Fonte: diamantino.mt.gov.br