Projeto Saúde Redes inicia sua segunda fase em Diamantino


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, iniciou a segunda fase do Projeto Saúde Redes. O encontro sediado em Diamantino aconteceu na sexta-feira (12.04) e contou com a participação de representantes de outros municípios que compõem a Região Centro Norte de Mato Grosso.

De acordo com o secretário da pasta, Itamar Bonfim, o projeto que em sua primeira fase promoveu o aperfeiçoamento na qualidade do atendimento à população e a organização básica de saúde, na segunda etapa trabalhará as linhas de cuidado da saúde mental e a rede materno infantil.

O secretário, ainda destacou que o projeto para Diamantino terá os olhos voltados para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município que realiza um trabalho de cuidado e tratamento para 400 pacientes.

“É importante destacar que o CAPS do nosso município atende 400 pacientes e será nossa prioridade para trabalhar com o Saúde Redes, onde teremos ferramentas e novas propostas para aprimorar a rede de saúde mental.”

Itamar Bonfim, ainda falou sobre o ótimo resultado na linha materno infantil. “Temos uma estrutura que atende não só o nosso município como a região, com o Hospital Municipal São João Batista (HMSJB) como aliado e uma equipe que realiza um trabalho excelente neste primeiro momento temos a oportunidade de dar uma atenção especial a rede de saúde mental.”

A consultora social do (HAOC), Karen Rocha, contou sobre a segunda etapa do projeto que a implantação e o papel do Hospital Alemão Oswaldo Cruz como facilitador na construção do plano.

“Os gestores dos municípios levantaram duas prioridades sanitárias para a região, sendo elas a linha materno infantil e a saúde mental, onde trabalharemos um plano operativo para realizar ações estratégicas que melhorem essas linhas de cuidado e nosso papel é atuar como um facilitador na construção de planos.”

Ela ainda complementou: “O projeto é totalmente adaptado conforme a realidade local e a necessidade da população e que envolve uma participação de todas as equipes de saúde.”

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Projeto da LDO mantém meta de déficit zero para 2025
Próxima Comissão aprova projeto com punição para quem incentivar castigo de criança