Oportunizando a vivência para o mundo do trabalho, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizou na tarde desta segunda-feira (19), mais 25 jovens aprendizes para atuarem no projeto de gestão documental da Instituição. A solenidade aconteceu na Sala do Órgãos Colegiados, no Câmpus de Cuiabá, e contou com a presença do reitor e gestores da UFMT, auditor fiscal do Trabalho e empresas e instituições parceiras.
O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, destacou a importância da parceria com as instituições para proporcionar que esses jovens tenham contato com a Universidade, idealizando que é um sonho possível, e também o mundo do trabalho. “Esse momento é especial para esses jovens e para UFMT. Falamos de prospecção de sonhos, formação profissional e pessoal. Ressalto que eles devem aproveitar o máximo da UFMT, seja no projeto e outras oportunidades de desenvolvimento que ela vislumbra”, disse.
Presente na solenidade, o pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep), André Baptista Leite, destacou a pertinência da solenidade para a UFMT enquanto instituição promotora do conhecimento. “A ação nos possibilita desenvolver um papel de grande cunho social, uma vez que contribuirá para inclusão desses jovens no mercado de trabalho. Nesse contexto, a Progep, prezando pela valorização e desenvolvimento constante das pessoas e da UFMT, objetiva contribuir para que esses jovens adquiram competências importantes que possam levar tanto para vida profissional quanto pessoal”, destacou.
O Auditor Fiscal do Trabalho e Coordenador de Aprendizagem, Gerson Antonio Delgado, explicou que a formação técnico-profissional do aprendiz, que deve ter a idade mínima de 14 anos e máxima de 24, é realizada por meio de programas de aprendizagem , através de atividades teóricas e práticas de acordo com o curso cadastrado no Ministério do Trabalho que não pode ultrapassar dois anos considerando o desenvolvimento físico, moral e psicológico dos aprendizes.
Acolhimento e espaço para desenvolvimento
O coordenador destacou ainda dados da Polícia Federal que apontam que aproximadamente 10 mil imigrantes vivem em Cuiabá-MT, e que através de uma ação fiscal do projeto aprendizagem, a inspeção do trabalho inseriu de forma protegida no mercado de trabalho cerca de 20 jovens imigrantes, sendo em sua maioria venezuelanos selecionados pela pastoral do migrante.
“Mais que acolher, é poder através do programa de aprendizagem, oportunizar através do trabalho e meio ambiente saudável o desenvolvimento de habilidades profissionais, construir e realizar sonhos que não foram possíveis em seus países de origem contribuindo para diminuição da vulnerabilidade social de suas famílias”, finalizou o auditor Gerson Delgado.
O coordenador geral do projeto piloto de Gestão Documental da UFMT, Paulo Silva Ribeiro, contou que atualmente há sete jovens aprendizes atuando na Coordenação de Administração Escolar (CAE) e na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). “Com a chegada desses 25 novos jovens aprendiz serão 31 desenvolvendo atividades no projeto, ampliando sua atuação”, disse, ressaltando que dentre as atividades estarão cuidando dos fundos arquivísticos da Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm), Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e Reitoria.
A inclusão dos jovens aprendizes em projeto institucional da UFMT é parte de uma parceria entre a Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRT-MT), Comunidade Cristo Servo (Instituição formadora) e a Empresa Bem-Estar, com o objetivo de possibilitar a efetivação da aprendizagem profissional prevista em lei.
Também estiveram no evento o Diretor do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD), professor Marcus Silva da Cruz, proprietário da empresa Bem-Estar, Paulo Victor Monteiro Guimarães, o presidente da Comunidade Cristo Servo, Instituição formadora, José Rosa. A assessora em Direitos Trabalhistas do Centro Pastoral para Migrantes, Marilete Mulinari Girardi, a gerente Administrativa da empresa Bem-Estar, Diana Grazielle de Brito Torres e o gestor de contratos da mesma empresa, Nyckollas de Araújo Vilela Garcia.
Saiba mais sobre o Programa Jovem Aprendiz
Leia mais
Fonte: ufmt