Projeto estimula conhecimento científico em escola de Poconé


Com o objetivo de auxiliar na construção do conhecimento científico, docente e técnica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participam do projeto “Clube Pantaneiro de Ciências Ambientais e Astronomia”. A ação é realizada pela Escola Sesc Pantanal, em Poconé (MT), e conta com estudantes do ensino fundamental II.

A servidora técnica ocupante do cargo de Bióloga  no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMT, e coordenadora do eixo hidrosfera do projeto, Thaís Xavier de Melo, explica que o clube surgiu a partir da inquietação do professor de geografia da escola do Sesc Pantanal, Flavio Aparecido da Costa Assumpção. “Ele achou um telescópio que não estava sendo usado na escola e procurou alguém para tornar esse equipamento útil para os alunos. Assim, ele conheceu o professor da UFMT, Denilson Gaio, hoje orientador do Flávio no doutorado em Física Ambiental”, conta.

A bióloga explica ainda, que a primeira atividade aconteceu no último mês. “Realizamos, na própria escola, uma ação para mostrar como se faz ciência, apresentar o método científico. A partir disso eles fizeram uma coleta em uma lagoa urbana para analisar parâmetros de qualidade da água e comunidades biológicas aquáticas”, ressaltou, complementando que na próxima sexta-feira (16), cerca de 13 alunos participarão de visita aos laboratórios da UFMT, Câmpus de Cuiabá.

“Nesse dia, as atividades serão do eixo hidrosfera. Os alunos passarão uma manhã no laboratório, onde iremos fazer as análises desse material coletado. A ideia é continuar fazendo essas coletas mensalmente, e fazer essa análise temporalmente. Ao final de um ano, pretendemos escrever um artigo científico com eles e publicar”, disse, ressaltando que  os estudantes serão tutores de novos alunos que entrarão no clube.

Também participam do projeto os professores da UFMT,  Flávia Regina Pereira dos Santos e Caiubi Kuhn. Os profissionais  Kempes Bidoia Farias e Pérsia Mariane de Oliveira Bastos também atuam na ação.

Leia mais

Pesquisa explora comportamento de pescadores do Pantanal

Projeto da UFMT recebe inscrições para Fábrica Digital

UFMT inaugura Brinquedoteca Universitária

Fonte: ufmt

Anteriores União Europeia seria capaz de recuperar território conquistado pela China na América do Sul?
Próxima Que legado deixou Berlusconi à Itália e quem herdará seu papel na política do país?