Projeto Cultural no Interesse Público: Livroteca beneficia comunidade quilombola em Santa Catarina


bb10b305-f99c-436e-9bc0-c29211474b03

Veja também: campanha nas redes do MPF busca informar a população sobre a violência política de gênero. Edição inédita vai ao ar nesta sexta-feira (19), às 20h, na TV Justiça.


Imagem: divulgação Interesse Público

Esta semana, o Interesse Público começa com esperança e poesia. Em visita à Comunidade Remanescente Quilombola Toca Santa Cruz, em Paulo Lopes (SC), a equipe do IP mostra um evento cultural promovido pelo projeto Livroteca, com rodas de conversa com escritoras negras, canto e música. A iniciativa, que transforma geladeiras antigas e sem uso em bibliotecas, busca incentivar a leitura e proporcionar momentos de lazer em comunidades que passam por situação de vulnerabilidade.

O programa também mostra que o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a cassação e inelegibilidade do deputado estadual Talysson Barbosa, denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por abuso de poder político e econômico. O pai do então candidato, Valmir Barbosa dos Santos, à época prefeito de Itabaiana (SE), também se tornou inelegível – ambos pelo período de 8 anos. Segundo investigações, Valmir dos Santos atuou como protagonista da campanha eleitoral de Talysson, seu filho, ao cargo de deputado estadual, usando a máquina pública em seu favor.

Em Minas Gerais, o Ministério Público Federal acionou a Justiça para impedir a realização do leilão para concessão à iniciativa privada de trecho da BR-365, situado entre os municípios de Uberlândia e Patrocínio (km 474,6 a 605,5), no Triângulo Mineiro. Quem passa pela rodovia reclama de problemas estruturais e má conservação. Para o MPF, os réus estão agindo com claro desvio de finalidade, “uma vez que estão transferindo patrimônio público para a iniciativa privada, sem exigir que normas básicas de implantação de uma rodovia sejam, obrigatoriamente, observadas, tudo no afã de obterem o maior valor de outorga no leilão”.

Comunidades Tradicionais – No Amapá, a pedido do MPF, a Justiça Federal condenou o município de Macapá ao pagamento de R$ 1,5 milhão a título de indenização por danos morais coletivos causados a quilombolas de Ilha Redonda. Os moradores da Ilha Redonda são afetados pelo descarte de lixo a cerca de 500 metros da vila das casas desde 1997. Em relatos constantes no processo, os moradores afirmam que houve significativa mudança de vida desde o surgimento do lixão.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por 28 emissoras parceiras distribuídas pelo Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das Assessorias de Comunicação das unidades do MPF em todo o país.

Anteriores MPF participa do lançamento de revista sobre preservação do patrimônio histórico e cultural da Ilha de Itaparica (BA)
Próxima Réplica da Brazuca é entregue revitalizada e com acesso facilitado à população