O projeto Cultura em Movimento, realizado pela Prefeitura de Diamantino por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, foi reconhecido, na quarta-feira (14.06) pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-MT), como essencial no combate ao trabalho e à exploração infantil no estado. O projeto levou mais quarenta crianças de baixa renda, dessa vez da comunidade rural Bojuí, para conhecer pela primeira vez a Arena Pantanal e o cinema. Ao todo duzentas crianças já participaram da ação.
Na oportunidade as crianças diamantinense receberam do Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região (TRT-MT) e do Ministério Público do Trabalho 23ª Região (MPT-MT), kits educativos com livros e cartilhas de histórias sobre a importância da preservação da infância e sobre o combate ao trabalho infantil.
O auditor-fiscal e superintendente regional do Trabalho, Amarildo Borges, frisou que o combate ao trabalho infantil deve ser realizado em diversas frentes.
“O Ministério do Trabalho faz a atividade de repressão e fiscalização de empresas que descumprem a lei e utilizam dessa mão de obra irregular. Então projetos como esse de Diamantino são de suma importância, pois o trabalho infantil também depende da concientização da sociedade sobre a importancia da preservação da infância”, compartilhou o representante do Ministério do Trabalho.
A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), Drª. Adenir Carruesco, elogiou a iniciativa e destacou que o projeto deve ser replicado.
“Esse projeto é uma forma de trazer mais visibilidade sobre a importância do poder público zelar pelas crianças. Através dele, os pequenos imaginam seu futuro cheio de possibilidades. É a partir desse tipo de movimento que impulsionamos políticas de estado de proteção às crianças. Parabéns ao prefeito e ao secretário de Diamantino”, pontuou a magistrada.
Leicy Vitório, secretária-adjunta de Assistência Social (Setasc-MT), parabenizou o município de Diamantino pela iniciativa.
“Agradeço ao prefeito de Diamantino e ao secretário municipal pelo projeto voltado ao cuidado e incentivos das crianças. As políticas públicas devem proporcionar o melhor da convivência comunitária, familiar, esportiva, educacional, cultural e de assistência social. Diamantino está de parabéns, comentou a secretária.
O Prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, que também é médico pediatra, destacou a importância do projeto como ferramenta de transformação da percepção das crianças diamantinenses
“Nós abraçamos a causa da criança. Esse é um projeto que visa oportunizar aos pequenos as coisas boas que a vida oferece, como um passeio, conhecer a Arena Pantanal, o shopping e o cinema pela primeira vez. Elas precisam ver o lado bom do mundo, e nós precisamos afastá-los dos perigos das ruas. Lugar de criança é na escola, na cultura, no lazer e se divertindo. É aproveitando a infância”, frisou o gestor municipal.
O prefeito ainda reforçou que o objetivo do projeto é mostrar as oportunidades que surgem a partir da presença e dedicação na escola. “Após o retorno do passeio, as crianças apresentam uma melhora dentro das unidades escolares. Além disso, elas comentam sobre seus novos sonhos e como querem alcançá-los.”
Idealizador do projeto, Caique Loureiro, secretário municipal de Cultura e Turismo, comentou a emoção de atingir 200 crianças alcançadas pela ação.
“O mais gratificante é ver as nossas crianças felizes, seguras e com brilho nos olhos. Estamos aqui mostrando um mundo de possibilidades. Agora eles conhecem um caminho do bem, da cultura, do esporte e esperamos que esse projeto tenha vida longa na transformação das nossas crianças”, ressaltou o secretário.
Moradora da área rural, Maria Heloísa Araújo, de apenas 8 anos, foi umas das crianças participantes do projeto e dividiu a alegria em viver um dia tão especial.
“Do ônibus eu vi toda a cidade. Gostei de conhecer a Arena Pantanal, ela é maior do que imaginei. Hoje eu também conheci várias pessoas e ganhei uma mochila com caderno e várias histórias para ler. Foi um dia muito feliz, vou lembrar para sempre”, compartilhou a pequena.
Também estiveram presentes o representante do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait-MT), o auditor-fiscal Valdiney de Arruda e o secretário-adjunto de estado de Esporte e Lazer (Secel-MT), Davi Moura.
COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
Durante a semana, a Prefeitura de Diamantino fez parte da programação estadual da semana de Combate ao Trabalho Infantil promovido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-MT). O objetivo foi fortalecer a mensagem e conscientização da comunidade acerca do tema.
Na manhã da segunda-feira (12.06) foi realizada palestra, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), com o tema “Relação do Trabalho Infantil com o Racismo”, que teve como objetivo a conscientização das crianças, diretores e coordenadores das escolas públicas de Diamantino a respeito do trabalho infantil e racismo.
Na abertura oficial, no período da tarde, o auditor-fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso (Ministério do Trabalho e Emprego), Dr. Valdiney de Arruda, ministrou a palestra “Mitos e consequências do Trabalho Infantil” para os coordenadores, diretores e comunidade.
Após a palestra foi realizado a entrega do Prêmio MPT na Escola, sendo uma premiação que seleciona e premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos estudantes sobre o combate ao trabalho infantil.
No dia 13.06, a equipe da Setasc-MT realizou uma oficina com os servidores das secretarias municipais de Assistência Social e Educação
Fonte: diamantino.mt.gov.br