Projeto Amamente realiza atividades em Sinop


O Projeto de Extensão “Amamente” da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Sinop, realiza a campanha Agosto Dourado, com foco no aleitamento materno. As atividades contemplam palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, Shopping, lives e ações em outras mídias. Veja a programação no link.

O projeto, que tem a coordenação das docentes Sonia Vivian de Jesus e Kamilla Maestá iniciou as atividades do Agosto Dourado no último dia 04. “Este é um mês em que o Brasil e o mundo concentram seus esforços nas campanhas de aleitamento materno. A cor dourada nos remete ao leite materno como “padrão ouro”, por possuir todos os componentes necessários para a nutrição, crescimento e desenvolvimento infantil saudável”, destacou a enfermeira Sonia Vivian.

A docente falou ainda sobre a programação especial. “Além dos atendimentos, estão sendo realizadas, palestras em várias unidades básicas de saúde do município, CRASM e CASAI de Sinop; oficinas no Shopping Sinop para toda a população com a temática “I Oficina Amamente: descomplicando a amamentação”; live no instagram sobre “Amamentação, trabalho e paternidade participativa”; podcast e um encontro com a as consultoras de amamentação”, ressaltou completando a  participação de acadêmicos de enfermagem e medicina.

O projeto

Sônia Vivian de Jesus conta ainda que o projeto  surgiu da fusão de dois outros projetos de extensão. “Um implantado em 2010, a partir do curso para gestantes do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, em Sinop-MT, onde eram realizadas palestras sobre amamentação e visitas após o parto; e outro, em 2015, na unidade básica de saúde com palestras e grupos para gestantes”, disse.

Ela destaca ainda que em 2022, a partir de uma parceria com o Escritório Regional de Saúde e o Município de Sinop, foi implantado o I consultório de atendimento especializado em amamentação no município. “As consultas podem ser realizadas desde o pré-natal. gestantes, lactantes, familiares e rede de apoio podem participar”, destacou. 

“No pré-natal da amamentação são realizadas orientações sobre mitos e verdades, pega correta, colostro, leite maduro, massagem, extração e conservação do leite, entre outras dúvidas a fim de facilitar os cuidados com o bebê”, explicou, finalizando que no pós parto, são oferecidas consultorias para o ajuste de uma amamentação sem dor e mais prazerosa.

Acesse o instagram do Projeto e  das coordenadoras @soniavivian01 e @kamillamaesta.

Fonte: ufmt

Anteriores F1 de 1954 teve estreia vitoriosa da Mercedes e bicampeonato do argentino Fangio
Próxima Exame de proficiência em línguas inscreve até dia 22/08