O próximo grande lançamento da Volkswagen entrou na fase final de testes. Autoesporte flagrou um protótipo do projeto VW246 (ou A0 SUV), o SUV de entrada da marca que chega no segundo trimestre de 2025 e ficará abaixo de Nivus e T-Cross. Será concorrente direto de Fiat Pulse, Renault Kardian e do futuro SUV do Chevrolet Onix.
O protótipo flagrado por Diogo Dias com carroceria definitiva nos ajudou a criar as projeções deste artigo. O modelo será bem diferente de outros Volkswagen nacionais da plataforma MQB A0. A começar pelos elementos aparentes, como retrovisores mais arredondados que os de Polo e Nivus. A linha de cintura ascendente, os vincos bem demarcados nas laterais e para-lamas pronunciados na traseira aproximam o SUV inédito de modelos europeus, como o novo Tiguan e o T-Roc.
A estrutura das portas laterais virá de outro carro do grupo, o Skoda Fabia, hatch vendido na Europa que compartilha a base e diversos elementos com o Polo.
Para montar o A0 SUV, a Volkswagen “emprestará” componentes do Skoda Fabia para reduzir custos e diferenciar o novo produto de Polo e Nivus. É uma forma criativa de dar maior identidade para o lançamento mais importante da marca nos últimos anos.
Ainda que o protótipo esteja circulando com camuflagem adesiva, é possível identificar que os faróis serão os mesmos do novo Nivus, mas com um arranjo interno diferente e uma discreta máscara escurecida. O restante da dianteira chega com a nova identidade visual, suprimindo as luzes de neblina.
Atrás, as lanternas terão peça única. O prolongamento na tampa do porta-malas será uma simples régua em preto brilhante e sem luminosidade. As rodas do protótipo são de 17 polegadas — e essa pode ser a maior medida disponível. O interior estava coberto, mas foi possível identificar o volante de Polo, Nivus e T-Cross. Mas o painel deve ser herdado do Fabia.
Se o exterior será bem diferente, por baixo teremos a conhecida plataforma MQB A0 do Polo. Por isso mesmo, as medidas serão similares: cerca de 4,13 metros de comprimento, perto de 1,75 m de largura e 2,57 m de entre-eixos.
Inicialmente, o SUV compacto terá apenas o motor 1.0 TSI turbo flex de três cilindros e duas calibrações. Na mais mansa, serão até 116 cv de potência e 16,8 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. É o mesmo trem de força do Polo. Já a 200 TSI, do Nivus, tem 128 cv e 20,4 kgfm, sempre com caixa automática de seis marchas.
Quanto ao nome, a Volkswagen já fez uma clínica para apresentar possibilidades: Tera, Teon, Taira, Therion, Copan, Copa e Hera. Desses, só Tera, Therion e Hera estão registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Gol não é uma opção.
O lançamento será no início de 2025, com produção em Taubaté (SP), ao lado do Polo. Os preços, claro, ainda são segredo, mas podemos imaginar que o SUV ocupe a faixa entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.
Antes do A0 SUV, a Volkswagen vai lançar, no fim deste ano, a primeira reestilização do Nivus. A projeção também é baseada em flagra de Diogo Dias. Nele, podemos ver que os faróis serão diferentes dos atuais, adotando o mesmo formato da peça que estará no A0 SUV. A diferença está no arranjo interno e no DRL superior sem recortes. Fora isso, para-choque dianteiro e grade serão redesenhados. Assim como no T-Cross, não haverá luzes de neblina. Na traseira, mudanças discretas, com novo arranjo de luzes nas lanternas e apliques atualizados no para-choque.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews