Projeção: novo Jeep Compass será maior e elétrico, mas virá ao Brasil?


Prestes a completar 10 anos de comercialização na mesma geração, o atual Jeep Compass caminha para logo mais passar o bastão para a linhagem sucessora. A própria Stellantis já confirmou para breve a chegada do novo SUV e tem atiçado a curiosidade do público com a divulgação de teasers. O modelo trocará de plataforma, ganhará opções de motorização inéditas e terá design alinhado aos lançamentos mais recentes da marca. Mas será que virá ao Brasil?

Em imagens divulgadas recentemente, a Jeep adiantou que o próximo Compass terá faróis com a mesma identidade apresentada no Avenger, grade frontal com filetes de LED e, na traseira, lanternas em LED com grafismos inéditos e acabamento fumê. O porte da carroceria também mudará, crescendo principalmente a partir da coluna C em razão do comprimento extra e da adoção da nova plataforma STLA Medium (a mesma dos novos Peugeot 3008 e 5008).

A nova base substituirá a atual Small Wide 4×4 e será do tipo modular, podendo acomodar veículos de diferentes comprimentos, entre-eixos e motorizações. A própria Stellantis diz que a plataforma suporta veículos de 4,3 e 4,9 metros, além de entre-eixos de 2,7 a 2,9 metros. O novo Compass, portanto, ficará dentro dessas medidas, crescendo para além dos atuais 4,40 metros de comprimento e 2,63 m de entre-eixos.

De olho nos teasers e nas imagens já divulgadas, o site russo Kolesa adiantou recentemente em projeção como será o próximo Compass. A renderização leva em conta o formato dos novos faróis, os inéditos vincos laterais (incluindo o leve ‘desnível’ depois das maçanetas traseiras) e a ampliação da área envidraçada a partir da terceira coluna (reflexo do comprimento extra da carroceria).

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Imagens divulgadas pela própria Jeep também confirmam que a tradição dos easter eggs espalhados pela carroceria será mantida. No interior, por exemplo, o lettering “Since 1941” será usado para fazer referência ao ano de fundação da marca.

Além dos ganhos dimensionais, a adoção da plataforma STLA Medium dará ao próximo Compass suporte para o lançamento de versões híbridas e até elétrica. No primeiro caso, estão sendo planejadas variantes do tipo plena (HEV) e plug-in (PHEV), enquanto no segundo rumores falam em um conjunto com cerca de 300 cv de potência e autonomia na casa dos 700 km (padrão WTLP).

A atual geração do Jeep Compass foi lançada em setembro de 2016 e estreou no Brasil antes de qualquer outro mercado global. Na próxima linhagem, porém, essa primazia não deverá se repetir. Isso porque a apresentação oficial acontecerá primeiramente na Itália, ainda em 2025, com produção concentrada na fábrica de Melfi. As vendas serão iniciadas a partir de 2026, alcançando todos os principais mercados da Europa.

Ainda sobre o nosso mercado, há dúvidas quanto à chegada da nova geração por aqui. A direção da Stellantis passou por mudanças significativas desde que o projeto foi iniciado e a estratégia a ser adotada no Brasil deverá ser diferente. De acordo com o site Auto+, a Jeep desistiu de produzir o próximo Compass sobre a plataforma STLA Medium em Goiana (PE) e deverá apostar em uma nova geração baseada na atual base Small Wide.

A justificativa é de que a plataforma atual atende melhor aos padrões de robustez da marca, embora a questão dos custos também tenha pesado fortemente na decisão. O lançamento deverá acontecer por volta de 2027, como parte do investimento de R$ 13 bilhões anunciado para a fábrica pernambucana.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital

Fonte: direitonews

Anteriores STF absolve jornalista Ricardo Antunes de acusação de ext0rsã0
Próxima Filipe Martins pede ao STF para não ser punido por aparições em vídeos de julgamento