Projeção: novo Hyundai Tucson terá design retrô e antecipa futuro do Creta


Depois de lançar novas gerações para Santa Fe, Kona, Palisade e Nexo, a Hyundai trabalha no projeto de renovação de outro importante SUV de seu portfólio: o Tucson. A quinta linhagem do modelo já está em fase avançada de desenvolvimento e chegará ao mercado em 2026 com avanços importantes em tecnologia e conectividade. O projeto está sendo tocado por equipes da Coreia do Sul e da Alemanha, e é conhecido internamente pelo codinome NX5.

Começando pelo visual, fontes ligadas à marca antecipam que haverá ruptura total em relação ao modelo atual. Com isso, o novo Tucson terá design inspirado em modelos do passado e seguirá a linguagem retro-futurista dos lançamentos mais recentes da marca. É a chamada filosofia ‘Art of Steel’, que combina traços modernos com elementos resgatados de carros de décadas atrás. O conceito N Vision 74, apresentado no ano passado, é um dos exemplos dessa identidade.

A Hyundai ainda mantém forte segredo em torno da novidade, mas a projeção elaborada pelo site Top Electric SUV fornece ideia geral do que está por vir. A renderização antecipa que o novo Tucson combinará arranjo inédito de luzes de LED na dianteira, colunas retas e para-brisa bastante inclinado. A receita será seguida por outros SUVs da marca, incluindo a próxima geração do Creta, que será lançada um ano depois, em 2027.

Por dentro, o novo Tucson 2026 promete tecnologias inovadoras e estreará o sistema operacional Pleos OS da Hyundai. O recurso rodará em uma ampla tela de proporção 16:9 com interface limpa e inspirada em smartphones. A loja Pleos Playground dará acesso a uma ampla variedade de aplicativos e promete para os usuários uma experiência totalmente conectada no carro.

Outro destaque será a oferta de recursos de direção autônoma níível 2.5, tornando o Tucson mais inteligente e seguro. A Hyundai também integrará seu novo assistente de IA, o “Gleo”, oferecendo uma interface de conversação semelhante ao ChatGPT para suportar comandos de voz, navegação e tarefas de entretenimento com interações naturais.

Mecanicamente, uma das novidades do próximo Tucson será a oferta única de versões eletrificadas. Ao que tudo indica, a Hyundai abandonará de vez o motores a diesel ainda oferecidos em alguns mercados e equipará todas as versões com sistema híbridos (tanto plenos quanto plug-in). No caso das configurações de recarga externa, a autonomia em modo puramente elétrico alcançará em média 100 km, o ideal para deslocamentos urbanos.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

No Brasil, o Tucson fez bastante sucesso na primeira geração, mas perdeu protagonismo nas linhagens seguintes. A geração atual, vendida lá fora desde 2020, sequer chegou por aqui. Até hoje, a Hyundai vende no país a terceira linhagem, sempre equipada com motor 1.6 TGDI de 177 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Michelle Bolsonaro pode ter que encarar apresentadora que a chamou de ‘ex-garota de programa’
Próxima Maior meteorito de Marte já encontrado na Terra é leiloado por valor astronômico