Projeção: novo BMW i3 vai virar versão elétrica do Série 3 com até 750 cv


A BMW acaba de iniciar a fase de pré-produção da nova geração do Série 3 na fábrica de Munique, na Alemanha. A operação tem caráter experimental, mas desde já contempla os processos de prensagem e montagem final, além de testes envolvendo os setores de logística, equipamentos e fluxos de trabalho. A produção em série, por sua vez, será iniciada no segundo semestre.

Para celebrar o feito, a marca divulgou imagens de protótipos camuflados, confirmando que o hardware com especificações de produção já está sendo fabricado. De quebra, deixou à mostra elementos do design, adiantando detalhes que já vinham sendo especulados. Projeções elaboradas pelo site Motor.es — e gentilmente cedidas para Autoesporte — revelam como será o visual final.

As renderizações confirmam que o novo Série 3 será baseado na filosofia Neue Klasse e terá linhas inspiradas no SUV ix3, já revelado e recentemente avaliado por nossa reportagem. Pela primeira vez, vale lembrar, o modelo terá distinção entre as variantes a combustão e elétrica. As diferenças se darão tanto em elementos do design quanto na própria plataforma.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Mecanicamente, as versões tradicionais usarão uma versão atualizada da conhecida plataforma CLAR e seguirão com os mesmos motores — ou seja, 2.0 turbo de quatro cilindros e 3.0 de 6 cilindros em linha, ambos a gasolina. Dependendo do mercado, receberão ajustes para reduzir os índices de emissões.

Já na variante elétrica, o novo Série 3 terá uma plataforma bem mais avançada (a mesma do ix3) e equipada com quatro supercomputadores para gerenciar os diversos sistemas eletrônicos do carro (incluindo entretenimento, direção autônoma, dinâmica de condução e outros). A BMW diz que os processadores são 20 vezes mais avançados que os atuais.

Na versão topo de linha, por enquanto chamada de iM3, o modelo deverá entregar mais de 700 cv de potência. Destaque ainda para a arquitetura de 800 volts, até quatro motores elétricos e um complexo sistema de vetorização de torque.

Na dianteira, o Série 3 manterá o tradicional capô longo e contará com faróis integrados ao formato da grade. De perfil, o sedã terá maçanetas retráteis e, na traseira, as lanternas terão formato mais delgado e assinatura luminosa inédita.

No caso do i3 (versão elétrica) haverá linha de teto mais plana, formatos diferentes de portas e porta de carregamento reposicionada em comparação com a tampa do tanque de combustível do modelo a gasolina.

Por dentro, as duas variantes terão as tecnologias do sistema iDrive X, que eliminará o painel de instrumentos convencional e o substituirá pelo Panoramic Vision. O conceito funcionará como um quadro de instrumentos gigantesco, com faixa que ocupará o para-brisa de ponta a ponta por meio de tecnologia head-up. Será visível tanto para condutor quanto para passageiro, fornecendo informações de forma otimizada.

No Brasil, Autoesporte antecipa que a chegada do novo Série 3 acontecerá em 2027. Nossa reportagem apurou que a fábrica da BMW em Araquari (SC) irá produzir carros da nova família Neue Klasse e o time brasileiro de engenharia já trabalha no projeto em parceria com a matriz na Alemanha.

A operação fará parte de um novo investimento bilionário que será anunciado nos próximos meses. O SUV iX3 também é forte candidato a uma futura nacionalização.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Seguro de vida: morte de um dos beneficiários não favorece o outro se contrato tem cotas fixas
Próxima Justiça do RJ manda prender Oruam após 28 violações em tornozeleira eletrônica