Conforme publicamos na segunda-feira (19), a nova geração do Hyundai HB20 foi flagrada pela primeira vez em testes. O compacto produzido em Piracicaba (SP) será totalmente reformulado e terá visual alinhado aos mais recentes lançamentos globais da marca. Também sairá da unidade um inédito SUV de entrada, da mesma família.
Autoesporte ouviu fornecedores que trabalham nos projetos da próxima geração do hatch e do utilitário esportivo, ainda sem nome definido, que vem para concorrer com Fiat Pulse, Renault Kardian, o vindouro Volkswagen Tera e o futuro SUV do Chevrolet Onix. A consequência negativa é que não haverá mais espaço para o HB20S, que deve sair de linha em meados de 2026.
A Hyundai não quer repetir o erro do facelift profundo de 2019, quando a rejeição foi grande. Porém, considerando a tradição dos sul-coreanos de ousar no estilo, o próximo HB20 será muito diferente de qualquer outro hatch do mercado brasileiro, como as projeções de João Kleber Amaral que ilustram esta matéria indicam.
Começando pela dianteira, o capô alongado e baixo em forma de cunha foi comprovado pelo flagra recente. No entanto, faróis estreitos que formam a letra H da projeção parece ter sido trocado por uma peça maior e mais convencional. De todo modo, são unidos pela já característica grade iluminada da fabricante.
Na parte de trás, o estilo do “primo” gringo i20 está presente em elementos como a coluna C e a tampa do porta-malas. As lanternas serão bem características, em forma de bumerangue e sem efeito tridimensional.
Falando no i20, é provável que a Hyundai finalmente unifique os dois projetos, vendendo o mesmo carro em diferentes mercados e com nomes distintos.
A nova geração do Hyundai HB20 vai resolver o principal problema do compacto: a falta de espaço interno. Ainda que as reestilizações profundas sugiram que o modelo tenha trocado de plataforma, o hatch usa a mesma base há 12 anos.
Nesse período, viu os rivais crescerem em comprimento e entre-eixos, sem, porém, poder fazer muita coisa. Na próxima geração, prevista para meados de 2026, haverá um incremento considerável de cerca de 10 centímetros no comprimento, passando para algo perto de 4,10 metros. Como referência, o Polo tem 4,07 m e o Onix, 4,16 m.
Se não será o mais comprido da categoria, o entre-eixos deve ser referência. A expectativa é de que haja aumento de 5 cm, dos atuais 2,53 m para 2,58 m, superando os concorrentes de Volkswagen (2,57 m) e Chevrolet (2,55 m).
Outras medidas relevantes são 1,80 m de largura e 1,50 m de altura. No porta-malas, existe a expectativa de que o estepe seja substituído por um kit de reparo. Assim, o volume pode subir dos atuais 300 litros para 330 litros. Sob o capô, o próximo HB20 vai manter as opções atuais.
Sem previsão de eletrificação em um futuro próximo, o Hyundai HB20 seguirá apenas com trem de força de 1 litro, em variantes aspirada (de 80 cv e 10,2 kgfm) e turbo (120 cv e 17,5 kgfm), com câmbio manual de cinco marchas para a primeira e automático de seis para a segunda.
Ao menos o pacote de equipamentos vai melhorar, com a chegada do sistema Adas de segurança ativa do Creta, que inclui frenagem de emergência e alerta de saída de faixa, além de quadro de instrumentos digital. Esses recursos só devem equipar as versões de topo.
Ainda não está claro se o SUV inédito, membro da nova família HB20, chegará antes ou depois do hatch. Considerando a crescente demanda (e também a oferta) no segmento de utilitários esportivos de entrada, é possível que os coreanos acelerem o desenvolvimento do modelo que vai substituir — ao menos nas linhas de produção de Piracicaba (SP) — o HB20S. Estamos falando de um rival de peso para Kardian, Tera, Pulse e companhia.
Certo é que o novo SUV não será nem o Exter nem o Venue, opções oferecidas pela Hyundai em países como a Índia. A criação inédita até pode chegar a outros mercados, mas está sendo desenvolvida especialmente para o Brasil.
Até no desenho o futuro lançamento vai se diferenciar. Para isso, beberá da fonte de design do novo Kona — ou seja, conjunto óptico dividido em duas peças, tanto na frente como atrás. Ainda assim, as formas gerais da carroceria do novo Hyundai cidos pela robustez, como o novo Renault Duster que não temos no Brasil: capô elevado, caixas de roda pronunciadas e vincos nas portas farão dele o mais SUV dos modelos derivados dos hatches pequenos.
O porte também deve intimidar os concorrentes. Medidas preliminares apontam 4,20 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos e 1,60 m de altura. Como referência, o Volkswagen Nivus tem 1,53 m. E já que citamos o rival, o porta-malas deve ficar com capacidade próxima aos 415 litros do SUV cupê da marca alemã.
Por ocupar uma faixa de preços mais restrita, entre R$ 120 mil e R$ 150 mil, o novo modelo vai oferecer apenas uma motorização. Trata-se de um conjunto formado por um propulsor 1.0 turbo de três cilindros flex, assim como o dos rivais. É o mesmo que já equipa HB20 e Creta. São 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. A única opção de câmbio é o automático de seis marchas.
Dois possíveis nomes para ele são Elexio e Leonis. No entanto, também há a possibilidade de a Hyundai chamar o novo modelo de HB20 SUV.
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Fonte: direitonews