Proibição de atletas russos prejudica competição, diz oficial internacional de esportes de esqui


25530387

A FIS estendeu no sábado (22) a proibição da participação de atletas russos e belarussos em competições, de acordo com considerações de segurança e recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI).

“Como presidente da comissão, votei com a aprovação dos atletas a favor da extensão das restrições à participação de atletas russos e belarussos. Nossa posição não mudou desde fevereiro. Em termos de competição, a situação é, claro, severa. Mas o esporte não deve ser separado do resto da sociedade”, disse o renomado esquiador finlandês em um tweet.

No dia 28 de fevereiro, o COI emitiu uma recomendação às federações esportivas internacionais para proibir atletas da Rússia e de Belarus de competições internacionais ou permitir que apenas possam competir em status neutro. A maioria das federações cumpriram a recomendação.
Moscou criticou a decisão, com o ministro do Esporte da Rússia, Oleg Matytsin, observando que é uma prática injusta que vai contra os princípios da competição esportiva. Ele também expressou confiança de que as proibições, que violam os princípios olímpicos, em breve vão ser anuladas.
Anteriores Nota à imprensa – PF cumpre mandado de prisão expedido pelo STF
Próxima Crescimento lento e inflação alta: FMI está pessimista para economias europeias