Programação paralela abre espaço para capacitação na Marcha a Brasília


Crédito: Vicente de Souza

Ao falar na programação da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, uma das primeiras associações é o encontro com os representantes do Executivo. Entretanto, presente na Marcha desde 2007, a programação paralela do evento ganha destaque a cada ano que passa e mostra o potencial da Marcha na capacitação dos gestores públicos municipais. Na série de matérias sobre os 25 anos do evento, a programação paralela ganhou destaque por ampliar o rol de participações e por aprofundar o conhecimento dos municipalistas nos quatro dias de evento. Confira todas as matérias da série Marcha 25 anos aqui.

Até 2007, a Marcha tinha como objetivo principal a manifestação dos gestores públicos junto aos representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário em busca dos debates acerca da pauta municipalista. Mas com a inserção da programação paralela promoveu o espaço até então “apenas político” para um espaço técnico em que os gestores municipais poderiam participar de seminários e debates específicos para suas áreas de atuação. “O evento cresceu e no momento era preciso ampliar os espaços de debates e priorizar a capacitação dos gestores municipais que estavam em busca de conhecimento”, lembra o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Na primeira edição com programação paralela, foram realizados cinco painéis simultâneos, que abordaram os temas: saúde, educação, saneamento, habitação e consórcio. Também houve debate sobre o financiamento e gestão da saúde pública, o Fundeb e os Municípios e o papel dos legislativos municipais, além das Reformas Tributária e Política. “Nós tínhamos muitos temas importantes e que precisavam ser debatidos. A primeira Marcha com a programação paralela agradou tanto os gestores, que passou a ser mais um dos pontos importantes sempre que organizamos e definimos a nossa programação”, conta Ziulkoski.

Debates
A programação paralela ao palco principal é um espaço dinâmico que concentra diversas temáticas e mesas de debates. São inúmeros também os temas abordados nos espaços destinados para a programação. Na última edição da Marcha, em 2022, milhares de gestores participaram e contribuíram para o desenvolvimento das temáticas. A expectativa para as mesas de debate esse ano é grande, pois muitos temas específicos de diversas áreas serão debatidos.

Inscrições
As inscrições continuam abertas e os valores promocionais vão até o dia 28 de fevereiro. Não fique de fora do maior evento municipalista da América Latina, inscreva-se e garanta sua vaga.

Fonte: amm

Anteriores Congresso empossa hoje deputados federais e senadores
Próxima Astrônomos detectam erupção 'vulcânica' em um magnetar que desacelerou sua rotação