Se capacitar é uma das melhores formas de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, garantir um aumento e/ou reconhecimento. Mas, já imaginou poder fazer isso de graça? E, ainda melhor, em um dos melhores centros educacionais do país – o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)?
No Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro, você tem essa oportunidade. O SENAI-MS e o SENAI-RJ lançaram programas de capacitação com empresas parcerias. Vem conferir:
Estude de graça e receba bolsa de R$ 1 mil no SENAI-MS
Para enfrentar a escassez de mão de obra qualificada na área de Tecnologia da Informação (TI), a Startup SESI – Hub de inovação criado pela Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul (FIEMS) para atender a indústria do estado – lançou o projeto Empregatec. Trata-se de um curso de desenvolvimento de software direcionado a alunos de baixa renda, sem exigência de experiência no ramo.
O curso tem duração de seis meses e divide-se nos módulos de formação básica em linguagens de programação; e de formação específica em uma das três áreas: computação em nuvem, inteligência artificial ou fundamento de dados. Entre as vantagens da formação, estão a metodologia híbrida (presencial e online), o encaminhamento para o mercado de trabalho e o recebimento de uma certificação da Microsoft.
Durante o período do curso, os matriculados receberão mensalmente uma bolsa de R$ 1 mil. Após a conclusão, o formando será encaminhado para as vagas disponíveis nas empresas apoiadoras do projeto.
Como participar do Empregatec?
As inscrições para participar do Empregatec estarão abertas até o dia 30 de junho, e podem ser realizadas pelo e-mail [email protected] Os candidatos devem estar cursando o terceiro ano do ensino médio e ter 16 anos ou mais, e vem encaminhar currículo, histórico escolar e autorização dos pais. Há 50 vagas para a primeira turma, cujas aulas estão previstas para iniciar no próximo mês, em Campo Grande.
Para mais informações sobre o projeto, acesse o site do Empregatec.
Em qualquer lugar, o SENAI te capacita
De acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o setor de TI deve empregar 2 milhões de pessoas até 2031. Programador, cientista de dados e analista de cibersegurança são as profissões emergentes de destaque.
Por isso, além do projeto Empregatec, que é voltado apenas para os jovens do MS, os demais interessados em se profissionalizar para ocupar os cargos do futuro podem contar com os diversos cursos do SENAI. Há capacitações de diferentes tipos, do micro curso à pós-graduação, do presencial ao EAD. Tem opção de formação em lógica de programação, ciência de dados, engenharia de software e muito mais. Para conferir esses e muitos outros, acesse o Futuro.Digital.
SENAI-RJ faz parceria com RioFilme e Sicav para ofertar cursos gratuitos
A partir de julho, a FIRJAN SENAI oferta 100 vagas em cursos de curta e média duração totalmente gratuitos, que foram pensados a partir da demanda de produtoras audiovisuais independentes do Rio de Janeiro. O objetivo dos cursos é qualificar trabalhadores da indústria audiovisual.
As empresas Conspiração e A Fábrica são as principais apoiadoras da iniciativa, que nasceu de uma parceria entre a RioFilme, a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio (SMC Rio), a FIRJAN SENAI e o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav).
“A produção e pós-produção audiovisual no Rio de Janeiro irão crescer muito com a retomada dos investimentos públicos no setor, que se soma às produções financiadas com recursos privados de TVs e serviços de streaming. Essa parceria em capacitação contribui para a geração de empregos de alta qualidade no Rio de Janeiro, já neste ano”, diz Leonardo Monteiro de Barros, sócio da Conspiração.
Como participar do programa da FIRJAN?
Os cursos gratuitos serão oferecidos, a partir do dia 04 de julho, no recém-inaugurado Centro de Referência em Cinema e Audiovisual, da FIRJAN SENAI Laranjeiras.
A ação se destina ao aperfeiçoamento nas seguintes áreas: Produção, Assistência de Direção e Continuidade, Logger e DIT (Digital Image Technician), Maquiagem e Caracterização, Elétrica e Maquinária.
Os cursos incluem, além dos conhecimentos teóricos e práticos específicos, importantes conteúdos que integram a capacitação profissional atual, como proteção de dados (LGPD), seguros, normas ISO, comportamento profissional, inclusão, diversidade e compliance.
O processo seletivo vai de 02 a 11 de junho. Já o público-alvo são profissionais atuantes no setor audiovisual, que tenham idade mínima de 18 anos e sejam residentes há mais de dois anos na cidade do Rio de Janeiro. Confira o edital completo na página da FIRJAN SENAI.
Fonte: portaldaindustria