Programa Vai de Roteiro é apresentado na Comissão de Turismo


André Bueno | REDE CÂMARA SP

Reunião da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia desta terça-feira (15/8)

CAROL FLORES
DA REDAÇÃO

Na reunião desta terça-feira (15/8) da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia o colegiado recebeu a diretora de turismo da Secretaria Municipal de Turismo, Victória Magalhães, que apresentou o programa Vai de Roteiro – projeto que divulga regiões e atrativos turísticos da cidade de São Paulo para os paulistanos e pessoas que residem fora da capital.

A diretora explicou que o Vai de Roteiro é um programa gratuito que conta com visitação guiada em 15 pontos espalhados pela capital paulista, incluindo regiões de ecoturismo como Parelheiros e Cantareira. “O Vai de Roteiro começou em 2022 como um projeto piloto e a devolutiva foi tão positiva que tornamos ele um programa dentro da Secretaria Municipal de Turismo”, explicou.

Ainda segundo a diretora, para selecionar um ponto e inclui-lo no roteiro são feitos estudos e conversas com guias de turismo. “Tudo é feito em consenso com os guias turísticos. Para escolhermos um ponto é importante que esse local não haja atuação de guias profissionais, não queremos competir com os guias, entramos somente onde não há programas de visitação”, contou.

Moradora da Freguesia do Ó, onde está localizado um dos pontos do Vai de Roteiro – o Largo da Matriz, a vereadora Sandra Santana (PSDB) falou orgulhosa da primeira visitação que foi realizada no local. “Após quase dois anos trabalhando a questão do Polo Cultural da Freguesia do Ó nós conseguimos inserir dentro do Vai de Roteiro esse local como uma das opções. É um lugar charmoso, tranquilo, que te remete uma cidade de interior e com muitas opções gastronômicas. Quem participou do primeiro passeio pode degustar em todas as paradas”, disse.

Turismo Pet Friendly

O turismo como animais de estimação, conhecido como Pet Friendly, também foi tema da reunião da Comissão de Turismo. A representante da Caomigopet, Sharlene Irente, falou do crescimento dessa fatia de mercado nos últimos anos. “O turismo Pet Friendly não é uma tendência, ele foi tendência há 10 anos. Atualmente ele é uma realidade. Hoje já podemos encontrar rafting com cães e sessões de cinema”, explicou.

Para o presidente da Comissão, vereador Rodrigo Goulart (PSD), o setor de turismo é um gerador de renda importante para o município. Ele elogiou os programas apresentados durante a reunião. “Projetos como o Vai de Roteiro e o Pet Friendly são produtores de renda na cidade”, destacou.

Participaram da reunião, que pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo, os vereadores Rodrigo Goulart (PSD), Sansão Pereira (REPUBLICANOS), Jair Tatto (PT), Janaina Lima (MDB) e Sandra Santana (PSDB).

 

Anteriores Empresários e vereadores de Várzea Grande recorrem à ALMT por problemas na avenida da FEB
Próxima Falta de energia afetou abastecimento de água em 40% dos bairros de Rondonópolis