Profissionais da Saúde participam da roda de conversa “Não Sofra em Silêncio”


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e através do Pronto Atendimento, promoveu a roda de conversa “Não Sofra em Silêncio”. A ação foi voltada aos profissionais de saúde da unidade e reuniu 53 servidores, entre eles enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e radiologia, recepcionistas, atendente de farmácia, auxiliares de limpeza, lavanderia e copa.

De acordo com a coordenação do P.A, a ação foi pensada para dialogar com os profissionais de saúde. A iniciativa foi organizada de acordo com a escala de trabalho visando a participação de todos e planejado para que não interferisse nos atendimentos. O encontro também contou com o apoio dos acadêmicos de enfermagem do 10° semestre da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) no acompanhamento e orientação durante a roda de conversa.

A coordenadora de enfermagem da unidade, Adelita Aguiar, comentou sobre o objetivo da ação voltada aos profissionais da saúde.

“É um momento de escuta, para que todos possam compartilhar suas experiências e dores. A ação é uma forma de ajudar e reforçar que o servidor não está sozinho. Na oportunidade todos pontuaram melhorias que possam ser inseridas na unidade. Dessa maneira, é possível aproximar o profissional da equipe, incluindo o sentimento de valorização.”

Adelita Aguiar, ainda informou o impacto positivo que espera alcançar dentro da unidade com a ação.

“Um profissional saudável está mais preparado para cuidar dos pacientes. É muito importante que tenha esse olhar voltado para a saúde daqueles que cuidam com muito amor da nossa população. Durante os encontros houve uma boa aceitação, sendo bem aproveitado para todos os presentes.”

A técnica de enfermagem que trabalha há mais de um ano na unidade, Nair Pereira, explicou a atenção e o cuidado da organização na hora da abordagem com os profissionais.

“A convivência nos permite reconhecer no dia a dia quem está precisando de um momento de acolhimento e procuramos sempre fazer essa troca. Durante o encontro trabalhamos a dinâmica do espelho. Um espelho foi colocado dentro de um caixa e ao abrir a pessoa se deparava com a imagem dela mesma e através desse exercício trabalhamos a autoestima, o cuidado e a importância de reconhecer seu valor e suas conquistas.”

A enfermeira, Ludmilla Scarpatt, que dedica-se há quatros anos à unidade, avaliou a ação e agradeceu as equipes organizadoras pela ação realizada.

“É muito importante esse olhar voltado a nós e agradeço as equipes organizadoras pela iniciativa. Durante o encontro pude expressar pensamentos e sugerir melhorias. Sempre devemos estar atentos a nossa saúde como um todo. Reconhecer meu valor através desse encontro foi imensurável. 

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Mídia: pressionado por EUA e ONU, Brasil rejeita novo envio de tropa ao Haiti por 'atritos internos'
Próxima City tour com roteiro histórico, gastronômico e cultural começa neste sábado (30) em Chapada dos Guimarães