A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) escolheu o professor Cristiano Maciel, do Instituto de Computação (IC) da UFMT como vice-presidente da organização, em pleito realizado na última quarta-feira (21). Na posição, além de substituir eventualmente a presidente, a professora Thais Batista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o professor Cristiano participará de todas as atividades políticas e administrativas do grupo.
A SBC, como a maior sociedade científica da América Latina, desempenha um papel importante na formação de recursos humanos, na pesquisa e no engajamento com a sociedade.
“Como vice-presidente, meu objetivo apoiar os avanços na área de ciência da computação, atuando com responsabilidade social, ética e ambiental; promovendo pesquisas e debates sobre temas relevantes, como o avanço da inteligência artificial; fortalecer a interdisciplinaridade na área, explorando diferentes domínios; e acompanhar a formação profissional em todo o país”, afirma o professor Cristiano.
Outros pontos levantados pelo pesquisador são a questão da representatividade e diversidade de gênero, que a SBC já tem apoiado a partir de iniciativas como o Programa Meninas Digitais; a responsabilidade econômica; e a expansão da Ciência Aberta, combatendo práticas predatórias de publicações científicas.
“Além disso, é fundamental estabelecer parcerias com o mercado e órgãos governamentais, alinhando interesses. A SBC está comprometida com sua missão de enfrentar os desafios e impulsionar o avanço da computação de forma sustentável”, completou.
E a posição é também uma vantagem para a UFMT. De acordo com o pesquisador, sua gestão na SBC poderá dar mais visibilidade para as ações do IC e da universidade, ampliando as oportunidades e redes de trabalho.
“É importante lembrar que temos a participação da professora Eunice Nunes, também do IC, na Diretoria de Secretarias Regionais da SBC. Atualmente a profa. Eunice é Secretária Regional da SBC no Mato Grosso, posto que passará para a profa. Karen Ribeiro, atual Representante Institucional. E, via esforços da Direção do IC, a UFMT tem se mantido como uma sócia institucional da SBC”, concluiu.
Com dados do IC
Fonte: ufmt