Teve início na manhã desta quarta-feira (13) o Encontro de Coordenadores de Ensino de Graduação, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). O evento, é a primeira oportunidade de reunião entre um grande número de coordenadores e a administração superior desde antes da pandemia de Covid-19, e o objetivo é levantar demandas e possibilitar o compartilhamento de experiências sobre temas fundamentais para o bom andamento dos cursos.
Presente no evento, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva destacou a oportunidade de discutir, reivindicar e fazer encaminhamentos que permitam a gestão superior melhorar a atividade dos coordenadores. “Sabemos que a atividade do coordenador envolve muito mais do que operacionalizar os cursos, por isso são muitos os assuntos que precisam ser discutidos, então queremos ouvir a voz de vocês para que possamos priorizar as nossas ações e estratégias”, afirmou.
Na oportunidade, o reitor também anunciou que as coordenações de curso serão priorizadas nas vagas dos próximos concursos para técnicos-administrativos em Educação, mas pediu às unidades com mais de um curso que considerem secretarias unificadas.
Também na mesa de abertura, a vice-reitora da UFMT, professora Rosaline Lunardi salientou a importância da administração superior apoiar o trabalho das coordenações que, segundo ela, exige habilidades técnicas, científicas, pedagógicas e relacionais. “Como gestão superior, precisamos trabalhar para dar suporte à atuação de vocês. Por exemplo, queremos melhorar os sistemas de informação, para que vocês tenham menos trabalhos repetitivos e possam concentrar seus esforços em outras áreas”, disse.
Do ponto de vista do Pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Adelmo Carvalho da Silva, as coordenações de ensino são entendidas como “gestão básica dos cursos de graduação”, e portanto exercem papel importante no âmbito acadêmico, pois são responsáveis por liderar a gestão didático-pedagógica dos cursos de graduação, contribuindo estrategicamente para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
“Neste evento, esperamos que os diálogos estabelecidos entre coordenadores de curso, Proeg e demais representantes da administração superior possam contribuir para o desenvolvimento da gestão acadêmica de excelência nos cursos de graduação da UFMT”, concluiu.
O evento se estende até a quinta-feira (14). Entre os temas previstos na programação estão o Portal Acadêmico e a curricularização da Extensão no primeiro dia; e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o Programa Institucional de Acompanhamento de Egressos (Piace) e Projeto Pedagógico dos cursos no segundo dia.
Também participaram da mesa de abertura os Pró-reitores de Assistência Estudantil, professora Lisiane Pereira de Jesus, e de Sinop, professor Fabio Jose Lourenço.
Fonte: ufmt