Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]
A produção de veículos no Brasil registrou um avanço de 15,1% em janeiro de 2025, comparado ao mesmo mês do ano anterior, atingindo 175,5 mil unidades fabricadas. Esse resultado marca o melhor desempenho para um mês de janeiro nos últimos quatro anos, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (10) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Apesar desse crescimento significativo no comparativo anual, a produção de veículos apresentou uma queda de 7,7% em relação a dezembro de 2024, mês tradicionalmente aquecido pelo aumento das vendas no fim do ano.
A produção incluiu diferentes tipos de veículos, como automóveis de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. No mercado interno, as vendas também registraram um aumento de 6%, somando 171,2 mil unidades em janeiro, quando comparado ao mesmo período de 2024. No entanto, em relação a dezembro de 2024, houve uma queda expressiva de 33,5%, refletindo a retração típica após o pico de vendas de fim de ano.
As exportações de veículos iniciaram 2025 em um ritmo mais acelerado. Em janeiro, o Brasil exportou 28,7 mil unidades, um crescimento de 52,3% sobre janeiro do ano anterior. No entanto, houve uma queda de 8,5% nas exportações em relação a dezembro de 2024.
Outro ponto positivo do balanço é o aumento no nível de emprego no setor automotivo. A indústria gerou 1,02 mil novos postos de trabalho em janeiro, elevando o total de empregados nas montadoras para 108,2 mil.
Fonte: gazetabrasil