A categoria “Serviços Financeiros” apresenta maior quantidade de reclamações, com total de 1.538 registros (559 no ProConsumidor e 979 no Consumidor.gov.br). O assunto mais reclamado dentro dessa área é “Cartão de Crédito/Cartão de Débito/Cartão de Loja”, com 456 reclamações (136 no ProConsumidor e 320 no Consumidor.gov.br).
Em segundo lugar está “Demais Serviços” – categoria que engloba prestação de serviços diversos, como de assessoria jurídica e financeira, serviços de internet, entrega, estética, suporte, reparo e manutenção, TV por Assinatura, entre outros – com 408 registros: 177 no ProConsumidor e 231 no Consumidor.gov.br. A área “Água, Energia, Gás”, com 401 atendimentos, ocupa o terceiro lugar do ranking, com 287 atendimentos no ProConsumidor e 114 no Consumidor.gov.br.
Na quarta posição, a área “Telecomunicações” registrou 371 reclamações, sendo 121 no ProConsumidor e 250 no Consumidor.gov.br. Em quinto lugar está a área “Demais Produtos” – esta categoria engloba produtos como vestuário e artigos de uso pessoal, utilidades domésticas, veículos, cosméticos e perfumaria, equipamentos de esporte e lazer, entre outros – com 196 registros: 107 no ProConsumidor e 89 no Consumidor.gov.br.
Confira, no gráfico abaixo, o total por área nos dois sistemas:
ÁREA | PROCONSUMIDOR | CONSUMIDOR.GOV.BR | TOTAL |
Serviços Financeiros | 559 | 979 | 1.538 |
Demais Serviços | 177 | 231 | 408 |
Água, Energia e Gás | 287 | 114 | 401 |
Telecomunicações | 121 | 250 | 371 |
Demais Produtos | 107 | 89 | 196 |
Transportes | 21 | 192 | 213 |
Produtos de Telefonia e Informática | 37 | 108 | 145 |
Turismo/Viagens | 23 | 81 | 104 |
Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos | 35 | 59 | 94 |
Educação | 46 | 40 | 86 |
Saúde | 42 | 17 | 59 |
Habitação | 12 | 7 | 19 |
Alimentos | 8 | 4 | 12 |
TOTAL | 1.406 | 2.171 | 3.577 |
Acesse o relatório completo do sistema ProConsumidor e os gráficos da plataforma Consumidor.gov.br .
Fonte: mt.gov