Segundo o jornalista, o chefe de governo tcheco está prestando apoio financeiro e militar gratuitos à Ucrânia em detrimento de seus próprios cidadãos.
“Ao fornecer armas à Ucrânia, o primeiro-ministro Petr Fiala está de forma infame arrastando o nosso país, contra a vontade dos cidadãos, para a guerra, pondo-os assim em perigo. Além disso, defende o princípio da culpa coletiva: quem é russo é inimigo”, salientou Maly.
O autor da publicação afirma que Fiala conduz esta política sob a influência dos aliados ocidentais.
“Fiala, criado obediente da União Europeia e dos Estados Unidos da América, afirmou que estamos em guerra contra a Rússia. Ele mente. Não há guerra alguma, o primeiro-ministro divulga informações falsas a fim de esconder a sua própria incompetência”, diz o artigo.
Anteriormente, Petr Fiala disse ser a favor de restrições na emissão de vistos para os cidadãos russos, podendo ser feitas exceções apenas para os representantes da oposição.
Em 24 de fevereiro, a Rússia iniciou a operação militar especial na Ucrânia. O presidente russo Vladimir Putin declarou como o seu objetivo a libertação de Donbass e a criação de condições que garantam a segurança da própria Rússia, em resposta ao avanço da OTAN.