‘Primeiro caso’: cientistas dão alarme sobre descoberta chocante na Antártica


Microplásticos foram encontrados perto de algumas bases científicas na Antártica, é a primeira vez que partículas microscópicas são encontradas em locais tão remotos.

“Isso pode ser proveniente de roupas ou de cordas e bandeiras usadas para marcar rotas seguras dentro e ao redor do acampamento”, disse a dra. Clara Manno, ecologista oceânica da BAS.

Ao mesmo tempo, diz o artigo, há preocupação com o possível impacto ambiental das partículas encontradas na Antártica, onde nada parecido foi encontrado antes devido às regras rígidas de controle de materiais importados.
Cientistas soltam um balão meteorológico para pesquisas na Antártica, em 6 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2025

A análise revelou que a concentração de microplástico varia de 73 a 3.099 partículas por litro de neve.
De quase todas as partículas, 95%, eram menores que 50 micrômetros, equivalente ao tamanho da maioria das células humanas.

“Isso ressalta a natureza generalizada da poluição plástica, demonstrando que nenhum lugar da Terra está realmente intocado”, disse a dra. Kirstie Jones-Williams.

Lixo plástico é visto na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2024

Anteriormente, cientistas brasileiros encontraram partículas de microplástico nos bulbos olfativos do cérebro humano.
Isso indica que a via olfativa é um caminho para as partículas de microplástico entrarem no cérebro. Os microplásticos também foram encontrados em diferentes partes do corpo e na placenta.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Karla Sofía Gascón pede perdão ao diretor de “Emilia Pérez” e revela por que se manteve em silêncio
Próxima Municípios devem aprovar projeto de lei para integrar consórcio de compras públicas