Primeira Turma do STF forma maioria para condenar Bolsonaro por todos os crimes apontados pela PGR


Primeira Turma do STF forma maioria para condenar Bolsonaro por todos os crimes apontados pela PGR 1

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (11) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por todos os crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O placar chegou a 3 votos a 1 após a ministra Cármen Lúcia acompanhar o relator, Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino, que já haviam se posicionado pela condenação. Os três ministros votaram de forma unânime contra Bolsonaro, seus ex-auxiliares e militares ligados ao caso.

Os crimes pelos quais já há maioria para a condenação incluem:
• Golpe de Estado
• Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
• Organização criminosa
• Dano qualificado contra patrimônio da União
• Deterioração de patrimônio tombado

O ministro Luiz Fux divergiu, votando pela absolvição de todos os réus em quase todos os crimes. A exceção foram Mauro Cid e Braga Netto, para os quais ele defendeu a condenação pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Quem ainda falta votar

O último a se manifestar será o ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma. A expectativa é de que o julgamento seja concluído até esta sexta-feira (12).

Contexto

A denúncia da PGR envolve Bolsonaro e sete ex-ministros e militares, acusados de organizar e executar uma série de ações entre 2021 e 2023 com o objetivo de impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nortão MT

Fonte: nortaomt

Anteriores Ficha Limpa: quem poderá voltar a se candidatar se o governo aprovar mudanças na lei?
Próxima Colheita de café dos cooperados da Cooxupé atinge 94,9% da área