Na tarde desta quarta-feira (11) reunião da Comissão de Esportes e Lazer atendeu requerimento do deputado Fernando Krelling (MDB), presidente do colegiado, para ouvir os presidentes do Conselho Regional de Educação Física (Cref/SC), Paulo Rogério Maes Júnior, e da Comissão de Esporte da Federação de Consórcios e Associações de Municípios (Fecam), Sérgio Luiz Schlemper, sobre as entidades e suas ações.
Fernando Krelling lembrou a importância do conselho, que conta atualmente com o registro de mais de 25 mil profissionais e da forte atuação sobre todos os municípios catarinenses. “A ideia de receber os representantes destas entidades é o de aproximar a comissão dos seguimentos esportivos do estado, nosso objetivo é o mesmo, lutar por recursos e mais políticas públicas para formar nossos jovens talentos.”
O conselho tem como sua maior prerrogativa fiscalizar o exercício do profissional de educação física. “Mudamos a forma de gestão do nosso conselho, ao invés de penalizar, resolvemos educar nossos profissionais”, destacou Paulo Rogério, presidente do Cref/SC. O representante do conselho lembrou que a fiscalização adotada pela entidade é referência para o país, para isso trabalha em cima de denúncias com um departamento exclusivo.
Uma das novidades apresentadas foi o calendário que o conselho criou para entender melhor novas modalidades que foram surgindo, como beach tennis. Para isso, fomentar o conhecimento para os profissionais em esportes que estão recebendo cada vez mais praticantes, a atualização é uma bandeira para que os profissionais ligados aos esportes estejam cada vez mais atualizados.
O deputado Mário Motta (PSD) enalteceu o reconhecimento do Cref/SC com os profissionais de educação física e lembrou da sua fundação, que ano que vem fará 25 anos. “Fico feliz em poder ter feito parte desta história, em 1981 fundamos em Lages a associação dos professores de educação física de Santa Catarina, a qual fui o presidente”.
“Um profissional de excelência, que temos a certeza do bom trabalho que realiza frente ao conselho”, falou o deputado Carlos Humberto (PL), diante da apresentação realizada.
O presidente do colegiado de esportes da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Sérgio Luiz Schlemper, salientou o compromisso de realizar a 62ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina em Rio do Sul, que acontecerá de 15 a 25 de novembro. “Aproveito a oportunidade para convidá-los para estarem presentes neste grande evento esportivo do estado”.
Atualmente as associações de municípios contam com 18 colegiados voltados ao esporte. “Uma ferramenta importante para o debate e desenvolvimento de temas relacionados aos esportes”, falou Sérgio. Ainda este ano a entidade pretende formalizar novos colegiados e o objetivo é atingir todos os municípios catarinenses.
Requerimentos aprovados
De autoria do deputado Fernando Krelling, foi aprovado convite para o presidente da Federação Catarinense de Desporto Escolar (FCDE) para que apresente o plano de trabalho e as atividades realizadas durante sua gestão na entidade em reunião a ser agendada.
Com intuito de convidar o diretor jurídico da Confederação Brasileira de Beach Tennis, Augusto “Guga” Dias, foi aprovado também o requerimento proposto pelo deputado Mário Motta para tratar sobre o projeto “Esportes de areia nas escolas”.
Com a colaboração de Paulo Corrêa
Fonte: alesc.sc.gov