Presidente tcheco diz que suas aeronaves não são adequadas para serem enviadas à Ucrânia


“Talvez esta seja uma aeronave mais simples de operar do que, digamos, uma aeronave supersônica, mas os problemas são os mesmos. É preciso preparar toda a logística, manutenção, controle de tráfego, abastecimento de combustível, munições especiais e, em seguida, também treinar os pilotos e o pessoal de terra. E isso demora tudo de seis meses a um ano, dependendo do tipo de aeronave”, disse Pavel.

O nome completo da aeronave é Aero L-159 ALCA. É uma aeronave leve monomotor subsônica multiuso de combate monolugar e de treinamento de dois lugares produzida pela Aero Vodochody, perto de Praga, capital tcheca.
Avião de reabastecimento da Força Aérea dos EUA KC-135 e caça F-18 Hornet da Força Aérea finlandesa - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2023

Entrou em serviço em 2001. Tem um alcance de 1.570 km e velocidade máxima de 936 km/h. Está em serviço no Exército tcheco e também foi vendida em pequeno número para o Iraque e os EUA. O custo, de acordo com várias estimativas, varia entre US$ 10-15 milhões (R$ 52,5-78,7 milhões).
Ultimamente, Kiev tem exigido que os aliados ocidentais lhe forneçam caças modernos para desenvolver uma ofensiva bem-sucedida.
Entretanto, o Ocidente, inclusive os EUA, não acredita que Kiev precise dessas aeronaves, embora tenha havido relatos de pilotos ucranianos sendo treinados no exterior.
Os caças MiG-29 da Força Aérea da Sérvia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

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