Presidente do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, renuncia ao cargo


De acordo com a agência de notícias estatal VNA, Phuc “apresentou sua renúncia de seus cargos designados, largou o emprego e se aposentou”.
O Comitê Central do partido governante do Vietnã concordou em acolher a renúncia voluntária do presidente Nguyen Xuan Phuc, informou a agência de notícias vietnamita VnExpress, nesta terça-feira, citando uma declaração do órgão.
Phuc teria sido responsável pelas violações legais de vários de seus ministros que acarretaram sérias consequências, segundo a agência de notícias. Todos os funcionários responsáveis envolvidos nos casos de má conduta renunciaram, em seguida, Phuc também decidiu renunciar e se aposentar.
Phuc, de 68 anos, foi eleito presidente pela Assembleia Nacional em abril de 2021, após cumprir um mandato de cinco anos como primeiro-ministro, um dos quatro cargos mais poderosos do Vietnã.
A queda do presidente ocorre logo depois de dois vice-primeiros-ministros — o ex-diplomata Pham Binh Minh e Vu Duc Dam, que liderou a resposta do país à pandemia de COVID-19 — renunciarem para assumir a responsabilidade por investigações de suborno ligadas a voos de repatriação e um fabricante de kits de teste para COVID-19, respectivamente.
Com a renúncia, o vice-presidente Vo Thi Anh Xuan assume a presidência interina até que a Assembleia Nacional vote em um novo líder para o Vietnã.
Foto mostra a ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, durante coletiva de imprensa à margem de uma conferência do Bundeswehr das Forças Armadas Alemãs em Berlim, 16 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores EUA são incapazes de prejudicar Rússia com ajuda da Ucrânia, diz observador turco
Próxima Japão planeja desenvolver mísseis de cruzeiro de 1.000 km com ogivas de substituição, diz mídia