Presidente do TCE-MT anuncia que instituição oferecerá exames durante Outubro Rosa


01f9479ff6b36f90bffe54aaab08680a

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, lançou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (4), a campanha Outubro Rosa. O movimento diz respeito à conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero (CCO). 

Na ocasião, destacou que a instituição oferecerá 50 exames de mamografia e 35 de CCO para servidoras e servidores com idade acima de 45 anos, sem plano de saúde e com histórico familiar. 

“Assim como inúmeras instituições pelo mundo afora, o TCE-MT abraça esta importante causa, compartilhando informações para conscientização coletiva e proporcionando maior acesso aos serviços e diagnósticos, como medida imprescindível para a redução da mortalidade”, disse o presidente. 

Desenvolvida pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas por meio do Núcleo de Qualidade de Vida (NQVT), a campanha tem como objetivo conscientizar as servidoras sobre a importância da prevenção e do controle do câncer de mama, segundo tipo de câncer que mais afeta as mulheres brasileiras. 

Equipe do NQVT.

Além disso, a instituição permanecerá com a fachada iluminada com a cor rosa ao longo do mês e receberá, na quinta-feira (6), uma feira de artesanatos do MT Mamma, a partir das 8h no saguão do Ed. Marechal Rondon. Haverá ainda conversa entre profissionais com dicas de saúde e aferição de pressão arterial.  

O presidente do Comitê de Saúde do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, também falou sobre o tema. “Lembrando que este câncer pode ser curado. Desta forma, temos uma obrigação maior em apoiar esta iniciativa. Faço referência ao nosso núcleo de saúde, que trabalha sempre estas campanhas com resultados muito bons.” 

José Carlos Novelli chamou a atenção para os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) do Ministério da Saúde, que registrou 37,75% de novos casos de câncer de mama para cada 100 mil mulheres em Mato Grosso em 2020. No Brasil foram estimados mais de 66 mil casos novos em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. 

“Estamos usando este laço que equivale a manifestação de solidariedade, apoio à luta e em sinal de alerta da necessidade da sociedade se atentar para as estimativas. Agradeço ao secretário de Gestão e a coordenadora do NQVT, que todos os anos conduzem a campanha e convido a todos a aderirem”, concluiu o presidente.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Anteriores Zelenski e opositora da Belarus são favoritos em apostas para Nobel da Paz
Próxima MP Eleitoral representa contra candidatos por derramamento de “santinhos” em Assu