Presidente do México questiona proposta de moeda única na América Latina: ‘Não concordamos’


Segundo o presidente mexicano, as notícias da intenção de criar o SUR podem prejudicar a imagem do Brasil e da Argentina.
“Sobre a moeda, quero esclarecer uma coisa: não tenho certeza se é uma proposta da Argentina e do Brasil, acho que pode estar faltando essa informação. Não vi nada sobre esse assunto, que existe uma moeda entre Brasil e Argentina”, disse.

“O que me preocupa não é que exista ou não, é que é algo inventado para prejudicar a imagem do Brasil e da Argentina ou buscar confronto com os Estados Unidos por causa do dólar”, acrescentou.

Caso a proposta seja formalizada, López Obrador indicou que o México não aderiria ao plano.
“Não concordaríamos com isso. Nós, por muitas razões, temos que continuar mantendo o dólar como referência”, afirmou.
Brasil e Argentina decidiram avançar nas discussões para articular “uma moeda sul-americana comum que possa ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais“, disse a Casa Rosada, em comunicado no último domingo (22).
No marco da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Buenos Aires, esta moeda buscaria reduzir os custos operacionais e a vulnerabilidade externa de ambos os países, acrescentou a Presidência argentina.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o ex-presidente boliviano Evo Morales posam para foto em frente a estátua do ex-presidente argentino Néstor Kirchner. Buenos Aires, 23 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Autor de homicídio em Alto Araguaia tem prisão cumprida pela Polícia Civil dois dias após o crime
Próxima Haddad diz que moeda comum não é a mesma defendida por Paulo Guedes