Em entrevista ao canal ESPN o presidente do Flamengo,Rodolfo Landim, expressou sua opinião sobre a proposta do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, de punir os clubes com perda de pontos em caso de racismo por parte de seus torcedores.
Landim afirma que fez questão de permanecer até o fim no evento realizado pela CBF para debater os casos de racismo e violência no futebol brasileiro. Ele destacou que acha importante a luta contra o racismo, e que o Flamengo precisava engajar nesta puata. A discordância, no entanto, vem na punição proposta. O mandatário Rubro-negro diz não concordar com a perda de pontos para a equipe do torcedor que cometer tal ato.
“Responsabilizar uma equipe por um ato de uma pessoa, de um torcedor, fazer com ela perca pontos, eu acho que é difícil. Até porque amanhã ou depois uma torcida pode pegar uma camisa de um jogador de outro time e se infiltrar na torcida adversária e fazer para que a outra equipe perca pontos, entendeu?” afirmou Landim.
Rodolfo concorda com a discussão de penalidades, sendo elas penalidades financeiras ou perdas de mando de campo, mas discorda sobre a sanção com a retirada de pontos.
Relembre a fala de Ednaldo no evento da CBF
“Acredito que somente com pena desportiva diretamente ao clube o racismo e o preconceito deixarão o futebol. Sou democrático e quero que essa pena seja discutida no tribunal. Vou propor para que o time perca ao menos um ponto na competição. Em campeonatos disputados, como o Brasileiro, isso pode decidir um título, uma vaga em competição e até um rebaixamento”, explicou Ednaldo.