As sanções contra a Rússia estão se tornando mais difíceis de aceitar a cada nova rodada discutida, disse na sexta-feira (19) o chefe do Conselho Europeu, Charles Michel.
“Cada discussão sobre sanções [contra a Rússia] é muito mais difícil do que a anterior”, disse Michel a jornalistas durante uma viagem a Kiev.
Ao mesmo tempo, a União Europeia (UE), apesar das dificuldades, continuará a considerar novas rodadas de sanções antirrussas, garantiu o chefe do Conselho Europeu.
Mais cedo, a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou planos para introduzir um décimo pacote de sanções contra a Rússia, que se concentrará principalmente em fechar brechas das medidas já tomadas.
Como noticiou a Reuters na semana passada, citando diplomatas poloneses e lituanos, o décimo pacote de sanções da UE contra a Rússia deve estar pronto até o fim de fevereiro.
Após o início da operação especial russa na Ucrânia, o Ocidente intensificou a pressão sobre Moscou. A União Europeia já colocou em vigor nove pacotes de sanções, o último dos quais foi aprovado em 16 de dezembro do ano passado.
Tudo isso conduziu, em primeiro lugar, a um aumento dos preços da eletricidade, dos combustíveis e dos alimentos nos países europeus. Como enfatizou o presidente russo, Vladimir Putin, a política de conter e enfraquecer a Rússia é uma estratégia de longo prazo para o Ocidente, mas as sanções foram um duro golpe em toda a economia global.
Fonte: sputniknewsbrasil