Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente da escola de samba Império de Casa Verde e vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Alexandre Constantino Furtado, foi preso nesta terça-feira (23) durante uma operação que mira uma organização criminosa especializada em tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Segundo a polícia, ele é integrante do PCC.
A ação é conduzida pela Polícia Federal e Polícia Militar por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em São Paulo (FICCO-SP). Ao todo, são cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. Apenas na capital paulista, 11 endereços foram alvos da operação, incluindo dois pontos dentro da escola de samba Império de Casa Verde.
A Justiça também determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens, direitos e valores até o limite de R$ 291,5 milhões, suspeitos de serem fruto das atividades ilícitas.
Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início em fevereiro de 2021, após a apreensão de 458 kg de cocaína no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA). A droga estava escondida em uma carga de quartzo com destino ao Porto de Rotterdam, na Holanda. A operação identificou não apenas os responsáveis pelo envio da droga, mas também toda a estrutura logística usada para escoar a produção de cocaína para a Europa.
Além disso, foi descoberta uma rede empresarial voltada à lavagem de dinheiro, envolvendo empresas de fachada e investimentos em setores formais da economia, como restaurantes e prestadores de serviços.
A FICCO-SP é composta atualmente pela Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP-SP) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
Fonte: gazetabrasil