O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, participou de um painel sobre irrigação durante a Assembleia de Verão da Federação das Associções de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), no final da tarde desta quinta-feira (20/02), na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Xangri-lá. O painel destacou o programa estadual de incentivo, financiamento, adesão ao Susaf e prazos de implementação da agroindústria. Pela manhã, Luciano prestigiou a abertura oficial.
Desde ontem até amanhã (19 a 21/02), o evento reúne gestores municipais de todo o RS, governo do Estado e federal, autoridades e parceiros para tratar de temas que impulsionam os municípios e regiões. A participação de Luciano Schwerz na assembleia teve como objetivo aproximar ainda mais a Emater/RS-Ascar dos gestores públicos municipais, potencializando as ações da instituição em todos os municípios onde atua. A troca de experiências e a busca por parcerias estratégicas são fundamentais para ampliar os programas de desenvolvimento rural, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo melhorias na qualidade de vida da população do campo.
O presidente falou sobre o desafio que tem sido para o agricultor as condições climáticas do Rio Grande do Sul, as constantes e recorrentes estiagem ou enchente. “Então para a gente entender esse novo cenário e poder posicionar o agricultor para ter resiliência e conseguir ser sustentável frente a essa nova adversidade que o clima nos impõe, nós estamos trazendo a irrigação e o solo como uma estratégia para minimizar os impactos. É preciso entender que o solo é o nosso reservatório, que é a partir dele que nós temos condições de explorar um perfil maior, que a raiz pode crescer mais, ter mais água acessível e suplementar através da irrigação para garantir estabilidade e qualidade”.
Luciano destacou ainda as agroindústrias, onde a Emater/RS-AScar exerce um papel importante, fomentando os agricultores, levando a eles uma das maiores e mais importantes políticas públicas da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). “Onde nós estimulamos o agricultor a fazer o processamento da matéria-prima, agregar valor, orientamos na legalização, tanto na questão ambiental, sanitária como fiscal. Por fim, após todo esse processo concluído, certificado, o produtor também é acompanhado nas feiras, nos eventos, na comercialização, nos mercados institucionais”.
O encontro, que tem como tema “Juntos para reconstruir, somando forças para superar”, vem para reforçar que o Rio Grande do Sul tem força para superar os desafios e retomar o desenvolvimento do Estado, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, o Governador em exercício, Gabriel Souza, e o presidente da Famurs, Marcelo Arruda. Além disso, deputados estaduais e federais também marcaram presença, reforçando a importância do encontro para o fortalecimento das políticas públicas municipais.
A participação de Luciano Schwerz na assembleia teve como objetivo aproximar ainda mais a Emater/RS-Ascar dos gestores públicos municipais, potencializando as ações da instituição em todos os municípios onde atua. A troca de experiências e a busca por parcerias estratégicas são fundamentais para ampliar os programas de desenvolvimento rural, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo melhorias na qualidade de vida da população do campo.
A Assembleia de Verão 2025 recebe o patrocínio master de Banrisul, Secretaria de Turismo do RS (Setur) e Caixa, e o patrocínio de Corsan, Serpro, 1Doc, Badesul, BRDE, GovBR, Aprende Brasil, Crea-RS, CSG, Kunzler e Shantui, Gestão, XCMG e GRA, No Paper Clound, Priori e LiuGong, Monteiro e Monteiro, A Página, Recicle Bem, Moinhos de Vento, GlobalGov, Somos, Delta, Editora do Brasil, Portal de Compras Públicas, Geap, Lux, Delta, Kodefy, MasperTV, Banco do Brasil. O evento também recebe apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Planalto, Emater/RS-Ascar e Sorvelândia.
EVENTOS PARALELOS
Paralelamente à Assembleia de Verão, a Famurs promveu também o Encontro das Primeiras-damas e Primeiros-cavalheiros, nesta quinta-feira, no Espaço Gourmet da Saba, para abordar temas como a liderança no poder público, influência na construção de um futuro melhor e estratégias para transformar a gestão pública.
E ainda nesta quinta-feira, a Famurs em parceria com a Secretaria de Turismo do RS (Setur), realizou o Encontro Estadual de Secretários e Coordenadores de Turismo do RS em espaço inédito na frente da Saba. Na oportunidade, os gestores abordaram o futuro do turismo gaúcho, através de discussão sobre as potencialidades regionais, comercialização de destinos turísticos, promoção e posicionamento no mercado.
Fonte: noticiasagricolas