Presidente da Colômbia quer ‘reviver sonho da Grã-Colômbia’ e busca contato com países vizinhos


“Quero confessar a vocês que este presidente quer que a gente revitalize a Grande Colômbia”, declarou Petro.
Supondo que os apoiadores da ideia não sejam maioria, Petro anunciou que “ousa” enviar cartas convidando os líderes e a opinião pública da Venezuela, Panamá e Equador, países cujos territórios faziam parte dessa confederação, para discutir a ideia.
Líderes participam da Reunião Ministerial do Grupo de Revisão da Implementação da Cúpula durante a 52ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Lima. Peru, 6 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2025

Segundo o presidente, Bolívar “estava absolutamente certo” em criar esse estado e que aqueles que defendiam sua desintegração e “aqueles que destruíram esse sonho com armas” estavam errados.
“Se a Grã-Colômbia existisse hoje, controlada pelo povo da Grã-Colômbia, o Caribe seria o mare nostrum, como diziam os romanos; um viveiro de cultura”, acrescentou.
Petro propôs a realização de um encontro intercultural para comemorar os 500 anos da fundação de Santa Marta, onde morreu Bolívar, e nesta cidade “gritar com voz bolivariana e libertária que o sonho da Grande Colômbia renasce e que não o deixaremos morrer”.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores STF retoma julgamento de cabeleireira que escreveu “Perdeu, mané” na estátua da Justiça
Próxima F1: Racing Bulls comemora pontos e bom ritmo na Arábia Saudita