Prêmio Hely Lopes Meirelles do Gestor Público Eficiente destaca 4 projetos nas áreas de saúde, educação e meio ambiente


André Bueno | REDE CÂMARA SP

ELYS MARINA
DA REDAÇÃO

Nesta sexta-feira (6/10), foi realizada a entrega do Prêmio Hely Lopes Meirelles do Gestor Público Eficiente. Instituído por meio da Resolução nº 23/2017, o prêmio destaca os projetos que mais contribuíram com a gestão municipal, no aprimoramento das atividades do município de São Paulo.

O vereador João Ananias (PT), que presidiu a Sessão Solene, ressaltou que esta é uma iniciativa de valorização do servidor público. “Homenagear profissionais que exerceram sua profissão com excelência. Devemos sempre privilegiar aqueles que prestam serviço de qualidade para a Administração Pública”.

Autor da resolução que instituiu o prêmio, o ex-vereador Reis (PT) prestigiou a cerimônia, destacando que ele foi “criado para premiar Projetos que demonstrem a capacidade dos gestores em gerenciar ações dentro da Administração Pública. Ações positivas, ações eficientes”.

Estiveram presentes diversos representantes do Poder Público como a secretária municipal de Gestão, Marcela Arruda. “A Secretaria de Gestão e a Prefeitura de São Paulo tem esse foco de olhar para o gestor público que atua com eficiência e que traz resultados para a cidade de São Paulo”.

A secretária-executiva da Secretaria Municipal de Educação, Malde Vilas Bôas, representou o secretário Fernando Padula e chamou à atenção para os benefícios. “Acho que isso traz para o servidor público um reconhecimento, uma transferência de tecnologia para outras pessoas, disseminação de boas práticas. A gente tem muita coisa boa sendo feita na Administração Pública Municipal”.

O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Cultura, Thiago Lôbo, representou a secretária Aline Torres. “Prêmios importantes e projetos importantes que deixam a marca da gestão do prefeito Ricardo Nunes em cada lugar fazendo as secretarias superintegradas e que devolvem para a população em gestão”.

Membro da Comissão julgadora, o vereador Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE) elogiou a qualidade dos concorrentes. “Traz aí uma ascensão a bons projetos implantados pela Administração Pública Municipal”.

Os premiados

Durante a pandemia, o Prêmio Hely Lopes Meirelles do Gestor Público Eficiente foi suspenso. Portanto esta premiação contemplou os projetos iniciados, em andamento e os finalizados nos períodos de 2022 e 2023.

No total, quatro gestores distintos foram premiados, dois de cada ano. Ao todo, foram 21 projetos inscritos. Em 2022, receberam a placa de reconhecimento da Câmara Municipal de São Paulo, dois projetos das equipes da Secretaria Municipal da Saúde.

Pela categoria Projetos em Andamento ou em Fase de Implantação, o vencedor foi o Projeto Rede de Atenção à Saúde Integral da População LGBTIA+. Tânia Souza, coordenadora da área técnica, ficou feliz pelo reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado. “Muita dificuldade de acesso aos serviços de saúde, sem ter seus direitos reconhecidos, inclusive do nome social, e hoje a gente tem trabalhado muito para dar pra essa população um acolhimento, um acompanhamento em saúde integral”.

Na categoria Projetos Executados, o projeto vencedor foi o de elaboração de painel de indicadores sobre a evolução da pandemia de Covid-19. Estevão Nicolau Rabbi dos Santos, coordenador da assessoria de planejamento da Secretaria Municipal da Saúde, falou do desafio em criar esse contexto de informação. “O projeto em si, ele tem duas funções primordiais. Uma primeira, que era informar em relação a situação da pandemia – o painel de monitoramento, e também apoiar internamente o secretário e as equipes técnicas pra tomada de decisão”.

O secretário Municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, representou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e comentou como a área da Saúde se desenvolveu nessa gestão. “Nós temos uma equipe muito motivada, muito participativa, com novas ideias. E a Saúde ela tem crescido muito na cidade de São Paulo. Aumentamos várias ações, aumentamos vários equipamentos. E podemos junto às equipes encontrar soluções administrativas para poder administrar uma cidade com 12 milhões de habitantes e com mais de mil equipamentos”.

No ano de 2023, na categoria Projeto em Andamento ou em Fase de Implantação, o vencedor foi o Projeto Clubes de Xadrez nos CEUs, da Secretaria Municipal de Educação. Marcos Renato Cezar, assistente técnico responsável pelos Jogos de Tabuleiro, falou sobre a iniciativa. “O xadrez é tido como jogo de pessoas mais velhas e isso quebra esse paradigma. Mostra que crianças e adolescentes também jogam xadrez. A rede municipal de ensino de São Paulo é a que tem maior número de crianças, adolescentes jogadoras de xadrez no mundo. E agora chegando nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) dá a oportunidade pra quem não é da rede também: quem estuda no Estado, os pais, os parentes dessas crianças também jogarem. Também aproveitarem essa prática que é importantíssima para o crescimento nosso”.

Na Categoria Projetos Executados, a placa de reconhecimento foi concedida à equipe da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente pelo curso de combate ao Incêndio Florestal no Parque Anhanguera. Vinicius de Souza Almeida, diretor da divisão de gestão dos Parques Urbanos falou da importância desse projeto. “Essa premiação reconhece o esforço de centenas de funcionários diretos da Prefeitura, terceirizados, os voluntários que contribuem para a prevenção e combate aos incêndios florestais nos parques municipais, principalmente do Parque Anhanguera, de refúgio de vida silvestre, que é uma área de 950 hectares da zona norte e protege uma biodiversidade importantíssima da nossa cidade”.

Os demais participantes receberam Certificado de Participação. Acompanhe a Sessão Solene de entrega do Prêmio Hely Lopes Meirelles do Gestor Público no vídeo abaixo:

Anteriores F1: “Esperávamos resultado melhor”, afirmou chefe da Haas
Próxima Alunos da Escola Municipal Castro Alves em Diamantino agora contam com aulas do Proerd