A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secit) e Obra Kolping, leva qualificação profissional aos moradores da zona rural. Na semana que passou, por exemplo, foram concluídos cursos na comunidade Naboreiro e Aldeia Tadarimana.
Ambos com 80 horas, na comunidade Naboreiro foi concluído no dia 21 o curso de Confeitaria Colonial. Já na Reserva Tadarimana pertencente ao povo Boe Bororo a capacitação de Cerâmica Indígena aconteceu no dia 19.
Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Neiva Terezinha de Cól destacou a importância de levar a estrutura educacional até essas comunidades rurais.
“É uma frente iniciada pela gestão municipal para contemplar as pessoas que vivem na zona rural e tem dificuldade de se locomover até a cidade para participar de cursos de qualificação profissional”, explicou Neiva.
Ela informou ainda que, no caso da comunidade indígena, o docente responsável pelo curso foi contratado dentro da Reserva Tadarimana.
Além disso, salientou que os cursos voltados para área do artesanato tem como foco incentivar a preservação da cultura do povo Boe Bororo, assim como também oferecer aos indígenas uma oportunidade para que possam criar condições para gerar renda.
O gerente do Departamento de Políticas do Trabalho, Alcimar Borges, complementou que com o investimento em cursos profissionalizantes nas comunidades rurais, a gestão municipal busca capacitar e empoderar os moradores.
A diretora do Colégio Lar São Domingos, Ludovica , onde o Curso de Confeitaria Colonial foi ministrado na comunidade Naboreiro, expressou a satisfação em ceder as instalações para a realização deste importante curso que beneficiará a comunidade.
Moradora da comunidade Naboreiro, Rariagna Moura da Silva destacou que a experiência foi muito proveitosa. “Aprendemos muito, principalmente ao estar junto com outras pessoas e compartilhar conhecimentos entre nós”, avaliou.
Empreendedorismo
Além de proporcionar a qualificação profissional, a gestão municipal incentiva o empreendedorismo nas áreas em que o cidadão foi qualificado, por meio da disponibilidade de linha de crédito com carência e juros diferenciados, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Fonte: mt.gov.br