Prefeitura de São Paulo firma parceria com Fórmula 1 para promover acessibilidade


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), efetua mais uma grande parceria para a Fórmula 1 Lenovo Grande Prêmio de São Paulo 2024, com o objetivo de tornar o evento com mais acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência no Autódromo de Interlagos, localizado na Av. Sen. Teotônio Vilela, 261.

O evento inicia na próxima sexta (01) com primeiro e único treino livre do final de semana, já no sábado (02) acontece a corrida sprint e a classificação para a prova de domingo (03).

O setor de Desenho Universal e Acessibilidade orientou a organização da Fórmula 1 quanto aos requisitos necessários. Todas as áreas reservadas ao uso de pessoas com deficiência estarão com sinalização visual indicativa padronizada utilizando pictogramas (imagens) e textos nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola.

As arquibancadas terão as áreas reservadas para pessoas com deficiência, os banheiros acessíveis e os espaços de alimentação mais próximos. Com isso, a distância a ser percorrida pelas pessoas com deficiência será menor, conforme é exigido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O espaço FANZONE também conta com essa premissa.

A Paraoficina Móvel, serviço que já esteve presente ano passado durante o evento, retorna. A van é uma iniciativa das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e Saúde em parceria com AACD que realiza reparos gratuitamente em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. Ela estará localizada ao lado do setor Village, próximo do estacionamento central.

O evento também terá a presença de intérpretes de Libras que serão disponibilizados pela SMPED e a organização do evento.

Quatro vans acessíveis estarão disponíveis para realizar o transfer na ida e volta do evento. Duas estarão disponíveis em frente à estação Jurubatuba (CPTM) e a as outras duas no shopping Market Place, localizado na Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 – Vila Cordeiro. Ambas estarão operando das 8h às 17h30 nos trajetos de ida e volta. Ao embarcar, o ingresso deverá ser apresentado para o motorista.

A SPTrans disponibilizará o serviço Atende+, destinado às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e Transtorno do Espectro do Autismo até o interior do Autódromo nos dias 2 e 3. Ele atenderá os seguintes pontos:

– Estação Autódromo da ViaMobilidade
– Shopping SP Market
– Metrô Jabaquara
– Portão Z do Autódromo
– Portão G do Autódromo
– Praça Enzo Ferrari
– Praça Trianon
– Estacionamento de Fretados da Avenida José Carlos Pace

Para ter direito ao transporte, pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e pessoas com deficiência, deverão obrigatoriamente apresentar o ingresso do evento.

Tanto as vans disponibilizadas pela SMPED quanto o serviço Atende+ serão os únicos meios de transporte que estarão operando internamente do Autódromo realizando o embarque e desembarque dos passageiros em seus devidos setores.

Serviço
Transfer estação Jurubatuba (CPTM) dias 1, 2 e 3 de novembro
8h às 17h30
Ao embarcar, apresentar o ingresso para o motorista.

Transfer Shopping Market Place – Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 – Vila Cordeiro dias 1, 2 e 3 de novembro
8h às 17h30
Ao embarcar, apresentar o ingresso para o motorista.

Paraoficina Móvel – dias 1, 2 e 3 de novembro
8h às 17h30
Autódromo de Interlagos – localizada no setor Village.

Fonte: f1mania

Anteriores Polícia Federal prende financiadores do garimpo na Terra Indígena Yanomami
Próxima 'Tenho direito', diz Marcos Pontes à Sputnik sobre tentar chefia do Senado sem apoio do PL (VÍDEOS)