Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Prefeitura de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, publicou no último sábado (20) uma lista com mais de 600 nomes de pessoas que vivem com HIV, após decretar a suspensão do benefício de passe livre no transporte coletivo urbano. A edição do Diário Oficial do Município foi retirada do ar poucas horas depois da publicação.
Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), a divulgação ocorreu devido a uma falha no sistema. Em nota, a pasta lamentou o erro e reforçou o compromisso da prefeitura com a preservação da privacidade e dignidade das pessoas.
A lista incluía, além de pacientes com HIV, nomes de pessoas com fibromialgia e anemia falciforme, e estava vinculada à decisão judicial que suspendia o passe livre no transporte público.
A prefeitura também anunciou a abertura de uma sindicância interna para investigar o vazamento de dados.
“Atualmente, um diagnóstico positivo para o vírus HIV não é mais considerado uma ‘sentença de morte’. Com o tratamento adequado, é possível levar uma rotina ativa e saudável”, destacou o Ministério da Saúde. Medicamentos como a profilaxia pré-exposição (PrEP) auxiliam na proteção contra o vírus, prevenindo a infecção.
Fonte: gazetabrasil