Prefeitura de Diamantino realiza 1º Encontro de Inspeção Sanitária em Produtos de Origem Animal


A Prefeitura de Diamantino, por meio da secretaria Municipal de Agricultura, realizou o 1º Encontro de Inspeção Sanitária em Produtos de Origem Animal em Diamantino. O evento aconteceu nesta segunda-feira (07.08) no centro de eventos Juarez de Abreu. 

O encontro teve como objetivo mostrar aos comerciantes e produtores que estão em processo de adesão ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM) a importância do selo de inspeção nos alimentos de origem animal, assim como sanar as dúvidas. 

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável pela certificação e inspeção da produção dos produtos de origem animal. O SIM atua no monitoramento de abatedouros, fábrica de produtos cárneos e derivados, pescado e ovos, laticínios, queijarias e casa do mel. 

Ao longo do encontro foram trabalhadas palestras como: Serviço de Inspeção Sanitária: Uma oportunidade de desenvolvimento, licenciamento ambiental de agroindústrias, serviços de inspeção e boas práticas de fabricação, entre outros assuntos. 

O prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, destacou a relevância que o selo tem para toda a população e lembrou que se trata de uma questão de saúde também. 

“Esse é um selo importante para todos, inclusive contempla o nosso plano de governo. O selo representa saúde também porque estamos zelando pela qualidade e segurança dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores. É uma segurança ainda maior, um amadurecimento e qualidade para todos. Podem contar com o meu apoio para que o selo seja uma realidade no nosso município.”

A médica veterinária da Inspeção Sanitária de Diamantino, Thássia Godoes, comentou sobre os benefícios que a certificação proporciona aos produtores e comerciantes. 

“Com esse encontro queremos ajudar os comerciantes e produtores na parte de orientação e todo o suporte que for necessário. Com a certificação, o comerciante vai aumentar a renda da sua produção, uma vez que poderá comercializar para todos mercados dentro do município e ainda poderá participar dos programas que existem dentro das instituições públicas.”

O secretário Municipal de Agricultura, Edson da Silva (Giripoca), agradeceu aos produtores e comerciantes presentes no encontro e falou da importância da aquisição do certificado de inspeção. 

“Agradeço aos produtores que estiveram presentes neste primeiro encontro, é um evento realizado para poder tirar dúvida daqueles que querem certificar o seu produto e poder comercializar com mais qualidade. Nosso objetivo é ajudar e estar cada vez mais perto dos nossos comerciantes e produtores.”

Um dos empresários e dono de uma indústria de linguiça em Diamantino há oito anos, Ernane Aparecido, comemorou este momento e contou com alegria sobre a aquisição do selo para seus produtos. 

“Esse é um selo muito importante para nós que estamos produzindo. É uma conquista que todos serão beneficiados, o município, nós produtores e os nossos clientes terão uma garantia de saber o que estão consumindo. Eu estou muito feliz com isso e já estou conversando com a secretaria de Agricultura para aderir esse selo e hoje no encontro eu vim aprender um pouco mais sobre o SIM.”

Caso o produtor ou comerciante queira aderir ao selo de inspeção pode procurar a secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Est. Mun. – nº 1823 – Novo Diamantino (anexo ao aeroporto municipal).

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Comissão de Trabalho aprova programa de estímulo ao setor pesqueiro
Próxima F1: Aston Martin que usar mesmo sistema de DRS que a Red Bull