A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, deu início ao Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite no município. A iniciativa busca valorizar os produtores da agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento rural, fortalecendo um setor essencial para a economia local.
Idealizado em parceria com a Associação CEIBA, o projeto teve início com a realização de um diagnóstico detalhado em campo, no qual estão sendo levantadas informações sobre produção, manejo de pastagens, sanidade animal e formas de comercialização, com o objetivo de traçar um panorama completo do perfil dos produtores de leite do município.
A ação conta ainda com visitas técnicas realizadas pelo médico veterinário da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Kelthon Patrick e com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER).
Além disso, estão previstas capacitações voltadas a todas as etapas da cadeia produtiva, visando aprimorar as práticas e ampliar a eficiência e a qualidade do leite produzido no município.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do campo.
“Estamos trabalhando para fomentar a cadeia do leite como uma alternativa de renda para os produtores da agricultura familiar. Nosso objetivo é garantir mais oportunidades, melhorar a qualidade da produção e contribuir para o desenvolvimento sustentável do meio rural em nosso município.”
O médico veterinário Kelthon Patrick falou sobre o desenvolvimento do projeto no município e ressaltou a importância do trabalho em parceria.
“Nosso objetivo é dar visibilidade a esses produtores. Por isso, iniciamos o projeto em parceria com a Associação CEIBA, realizando o mapeamento dos produtores rurais. Esse é o nosso primeiro passo, conhecer de perto a realidade de cada um para, a partir disso, planejar ações mais eficazes que atendam às necessidades do setor.”
Fonte: diamantino.mt.gov.br