A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tem realizado ações contínuas de combate aos focos de incêndio. Para isso, conta com o apoio de três caminhões-pipa, seis brigadistas, dois bombeiros de forma permanente e outros cinco bombeiros integrados a uma ação especial realizada na região, reforçando as equipes neste momento, além de um servidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Além disso, um veículo da defesa civil e uma caminhonete auxiliam no transporte da equipe, sendo a camionete equipada com um kit de combate rápido, que contém 800 litros de água, abafadores, sopradores, mochilas costais, enxadas, rastelos e uma motosserra.
As equipes estão atuando de forma integral durante o período proibitivo, em regime de plantão, sendo organizadas conforme a necessidade e as frentes de trabalho. Quando há mais de um foco de incêndio, as equipes são divididas para combater os incêndios em diferentes frentes simultaneamente.
Desde o início da proibição das queimadas, em 1º de julho, já foram registradas aproximadamente 50 ocorrências de incêndios de médio e grande porte no município.
O prolongamento do período de estiagem, aliado aos ventos constantes contribui para a persistência de focos de incêndio em nosso município. Esses incidentes provocam impactos ambientais e afetam a saúde da população, expondo crianças, idosos e demais moradores à fumaça e à fuligem, o que pode resultar em problemas respiratórios.
Para coibir essa prática, é estabelecido o período proibitivo das queimadas, que vai de 1º de julho a 30 de novembro nas regiões da Amazônia e do Cerrado, e de 1º de julho a 31 de dezembro na região do Pantanal. Em Diamantino, a realização de queimadas na zona urbana é proibida durante todo o ano.
Diante do aumento no número de focos de incêndio no município e dos impactos causados à população e ao meio ambiente, o prefeito Chico Mendes reforça a importância da prevenção e da colaboração de todos.
“Estamos enfrentando um número elevado de queimadas e pedimos a colaboração da população para que não realizem nenhum tipo de queimada. A fumaça prejudica significativamente a saúde, especialmente de idosos, crianças e pessoas que já possuem problemas respiratórios.”
“Neste último final de semana, tivemos um incêndio de grandes proporções no centro da cidade. A equipe do município, junto com os bombeiros que nos auxiliam, atuou no combate, mas sabemos que não se trata de uma tarefa simples”, relatou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto.
O secretário ainda pontuou: “Nossa equipe tem trabalhado intensamente no combate aos focos de incêndio e o município tem disponibilizado todos os recursos necessários para essa ação.”
Respeite o período proibitivo estabelecido pelo estado, em Diamantino, queimada em áreas urbanas são proibidas o ano inteiro, faça sua parte, evite queimadas, apague essa ideia, denúncias e informações através dos telefones, Brigada Mista Municipal (65) 992999586, (65) 981640216 (Regional Nova Mutum) e Polícia Militar (190).
Fonte: diamantino.mt.gov.br