Prefeitura de Diamantino inicia cirurgias para zerar fila de espera no município


Em menos de 15 dias de adesão do Programa “Fila Zero na Cirurgia”, a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (05.10), no Hospital Municipal São João Batista (HMSJB) as primeiras cirurgias do programa. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso em parceria com o município de Diamantino. 

Neste primeiro dia de intervenção, 10 mulheres do distrito de Deciolândia passaram por cirurgia de laqueadura. Ao todo, estão na fila de espera e também serão atendidas por meio do programa 233 pacientes. 

O objetivo é zerar a fila de espera dos pacientes de Diamantino e região vizinha que aguardam por cirurgias. 

Além de Diamantino, mais seis municípios pactuados farão cirurgias ao decorrer de 60 dias, sendo os municípios de São José do Rio Claro, Nova Maringá, Nortelândia, Alto Paraguai, Nobres e Rosário Oeste. 

Os procedimentos realizados são: laqueaduras, histerectomia, vasectomia, hérnia, procedimentos ortopédicos, entre outras cirurgias. 

A secretária Municipal de Saúde, Marinêze Meira, falou da satisfação em iniciar nesta quinta-feira às cirurgias no município que busca zerar a fila de espera no município. 

“Começamos hoje as cirurgias e é uma satisfação receber esse programa em Diamantino que vem para contribuir e zerarmos a fila de espera por cirurgias, são pessoas que estavam há meses na fila e que agora estão sendo atendidas com qualidade.” 

A secretária ainda reforçou que as cirurgias para além do programa ainda continuam ocorrendo no hospital. 

A paciente Tainara Barros Cardoso, 27 anos, esperava há cinco meses pelo procedimento de laqueadura, contou o sentimento e a expectativa para cirurgia. 

“Eu aguardei em média 5 meses para conseguir ter a oportunidade de realizar a cirurgia. Nós fomos comunicadas sobre esse programa e que seria realizado o procedimento de laqueadura e eu fui atrás para poder fazer e hoje estou aqui internada, ansiosa e alegre também para poder fazer a cirurgia.”  

Ela complementou que  “o atendimento desde a recepção do hospital, a internação tem sido bem acolhedora”. 

A coordenadora da Central de Regulação de Diamantino, Elisangela Barbosa, comentou sobre o primeiro dia de procedimento e reforçou a importância da atualização dos dados cadastrais. 

“Esse é um momento de alegria, começamos a realizar as cirurgias por meio do programa que busca zerar a fila de espera. É importante que os pacientes que aguardam pela cirurgia, mantenham seus dados atualizados para que consigamos localizá-los.”

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Governo do Brasil deseja 50 caças suecos; para especialista, aeronaves são 'protótipos'
Próxima F1: GP do Catar pode ter Red Bull igualando recorde