Prefeitura de Diamantino inicia atendimentos do Programa Fila Zero MT


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Norte, iniciou nesta quinta-feira, 31 de julho, os atendimentos do Programa Fila Zero MT, do Governo do Estado de Mato Grosso. A iniciativa tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por exames e cirurgias eletivas na rede pública de saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde, neste primeiro momento, os atendimentos foram destinados a pacientes que aguardam o exame de ecocardiografia transtorácica, com previsão de atender 100 pessoas, algumas delas na fila desde 2018. O equipamento necessário foi trazido de Cuiabá, garantindo maior comodidade e conforto aos pacientes.

O prefeito e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Norte, Chico Mendes, falou sobre o intuito da gestão ao aderir ao programa, ressaltando o compromisso com a melhoria no acesso à saúde pública.

“A adesão ao Programa Fila Zero traz um ganho enorme para a nossa população. Estamos garantindo acesso mais rápido a exames e cirurgias que estavam parados há anos. Isso significa mais saúde, menos deslocamento e mais dignidade para quem depende do SUS.”

A secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, destacou a importância do exame para o diagnóstico e tratamento do paciente.

“Esse exame permite que os médicos avaliem a estrutura do coração e como ele está funcionando, ajudando no diagnóstico de problemas como insuficiência cardíaca, alterações nas válvulas e até tumores cardíacos.”

Ela ainda completou, “isso evita o agravamento dos quadros e melhora o prognóstico dos pacientes.”

O coordenador da Central de Regulação, Marcos Diego, informou que, além da ecocardiografia, serão realizados nos próximos meses, vários procedimentos, incluindo ressonâncias, cirurgias e atendimentos oftalmológicos.

“Os atendimentos seguirão ao longo dos próximos meses. Uma das especialidades é a oftalmologia, e já estamos localizando os pacientes e logo iniciaremos a divulgação para facilitar o acesso da população”, explicou o coordenador.

A paciente, Zenilda Santos, destacou a agilidade no atendimento e elogiou a iniciativa em trazer os exames para serem realizados no próprio município.

“Eu achei incrível, porque com menos de 30 dias após a consulta, já saiu o pedido para fazer o exame. Fiquei até abismada com a agilidade. Antes, a gente pegava o encaminhamento e demorava demais pra sair a autorização, às vezes até sumia, e a gente acabava não fazendo. Dessa vez foi diferente.”

Os recursos para a realização dos procedimentos foram disponibilizados pelo Governo do Estado e também por emenda parlamentar, por meio do Programa Fila Zero MT, com articulação do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Norte e da Prefeitura de Diamantino.

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Mercado de fertilizantes em alerta
Próxima “R0ub0 do século”? Entenda at4qu3 hacker que pode ter desviado R$ 1 bilhão