Prefeitura de Cuiabá promove curso de combate a queimadas para estudantes da zona rural


35aea5b288aa76adfac32b9b8c5f4765

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Básico Nova Esperança, localizada no Distrito Nova Esperança, zona rural da capital, participaram, na manhã de quarta-feira (3), do projeto  Brigadistas Ambientes’. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá. 

As atividades contaram com o envolvimento das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Educação e a Defesa Civil. Na ocasião, os alunos receberam orientações preventivas e de atuação contra focos. 

O secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, destacou a relevância da conscientização popular na diminuição dos riscos de degradação ambiental e desmatamento ilegal. “As nossas crianças são a nossa porta de entrada até os lares, pois, através delas, conseguimos disseminar, com um alcance muito maior, a cultura de preservação e cuidado com os ecossistemas e é isso que estamos colocando em prática, por meio de ações educativas”, frisou. 

O diretor da unidade de ensino, Flávio Miranda, enfatizou o aumento dos focos de incêndios neste período na comunidade, em razão do tempo seco, validando a importância das informações divulgadas aos discentes. “Ontem mesmo uma aluna chegou comentando que atearam fogo em um terreno baldio ao lado de sua residência e ela nos relatou que ficou sem reação nesse momento e hoje a Prefeitura de Cuiabá está aqui dando a sua parcela de contribuição para as propostas que ensinamos dentro da sala de aula”, disse. 

Matriculado no 8º ano, Gustavo Leal, enfatizou a importância das práticas na proteção da natureza e dos seres humanos. “Nós moramos em uma região de mata e muitas vezes as pessoas vem aqui e colocam fogo, colocando em risco a vida de muita gente. Agora sabemos o que fazer para ajudar”, acrescentou. 

Equipes da Defesa Civil, acompanhadas do Kit Combate, composto por bomba costal, soprador, abafador e rastelo, demonstraram de fato algumas das medidas utilizadas pelo Executivo Municipal no atendimento a ocorrências dessa natureza. Ao todo, mais de 40 alunos participaram da aula extraclasse. 

Anteriores Caio Castro vai processar empresas que usam sua imagem sem autorização
Próxima Saiba quantas horas deve dormir por dia conforme a sua idade