Prefeitos se organizam para elaborar projeto de instalação de polo têxtil em Mato Grosso


Crédito: Divulgação AMM

Prefeitos e representantes de instituições que integraram a missão técnica a Pernambuco, realizada na última semana, vão participar nos próximos dias de uma reunião de avaliação da visita técnica às cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, no agreste pernambucano, no período de 24 a 26 de maio. A reunião será realizada, por videoconferência, pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que organizou a visita técnica a Pernambuco em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico do Vale do Rio Cuiabá e Governo de Mato Grosso.

O objetivo da viagem foi  conhecer o grande polo de confecção na região de Caruaru e o aglomerado de iniciativas produtivas relacionadas ao setor de confecções. Os gestores tiveram a oportunidade de visitar feiras com uma variedade de produtos, conhecer os fabricantes e trocar experiências, acessar inovações tecnológicas, além de ter um modelo com fundamentação técnica que possibilite a implantação do polo têxtil em Mato Grosso.   

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destaca que a missão no agreste pernambucano foi muito importante tendo em vista a necessidade de novas frentes de geração de emprego e renda para a população de regiões mato-grossenses onde a economia é exaurida e com baixo IDH e arrecadação. Com a falta de atividade econômica, parte dos municípios apresenta os índices econômicos sociais baixos por falta de oportunidade de geração de emprego. “A visita foi realizada após uma reunião que tivemos com o vice-governador Otaviano Pivetta, ocasião em que discutimos alternativas econômicas para gerar emprego e renda, de forma especial para os municípios no entorno de Cuiabá, Várzea Grande  e do Médio Norte”, assinalou.

Os próximos passos são apresentar um relatório técnico da viagem ao governo de Mato Grosso, realizar estudos de viabilidade dos objetivos comuns, formatar e apresentar ao governo estadual um projeto de instalação de polo têxtil em Mato Grosso, visando viabilizar no estado um modelo de negócios que possibilite a  geração de emprego, renda e oportunidades.

O grupo mato-grossense que integrou a missão técnica contou com a presença do presidente da AMM, Neurilan Fraga, do prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Silmar de Souza Gonçalves, do prefeito de São José do Rio Claro, Levi Ribeiro, do prefeito de Paranatinga, Josimar  Marques Barbosa, do prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, do prefeito de Nova Olímpia, José Elpídio de Moraes Cavalcante, do prefeito de Porto Estrela, Eugênio Pelachim, do prefeito de Arenápolis, Éderson Figueiredo, do secretário de Administração de Barra do Bugres, Carlos Luiz Pereira Neto, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde, Welligton Nogueira, do presidente da União das Câmaras Municipais, vereador Bruno Rios,  além de representantes da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Claudio Vilela, da Federação do Comércio, Antonio Vidotti, e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico-Sedec, Adoniram Magalhães.

Fonte: amm

Anteriores Audiência pública irá discutir “Orçamento Mulher” na ALMT
Próxima F1: Horner diz não estar preocupado com as fotos divulgadas do assoalho do RB19